O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, destacou o impacto estratégico da nova rota aérea direta entre Fortaleza (CE) e Parnaíba (PI), anunciada na última segunda-feira (5) pelo governador Elmano de Freitas. Operada pela companhia Latam, a conexão representa um avanço relevante para a integração do turismo regional e a consolidação de Fortaleza como um polo de distribuição de voos no Norte e Nordeste.
De acordo com o secretário, a nova ligação fortalece a malha aérea regional e amplia as oportunidades de desenvolvimento para os destinos envolvidos. “Trata-se de um movimento importante para a ampliação do fluxo turístico, geração de emprego e fortalecimento econômico”, afirmou Eduardo.
Com início das operações previsto para setembro, a nova rota contará com duas frequências semanais e três durante a alta estação. O trecho é estratégico para dinamizar a Rota das Emoções, importante roteiro integrado de turismo que contempla o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), o Delta do Parnaíba (PI/MA) e os Lençóis Maranhenses (MA), promovendo uma articulação interestadual do setor.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Ceará com a ampliação da conectividade aérea e com o estímulo ao turismo como vetor de desenvolvimento regional. A atuação da Secretaria do Turismo, em articulação com companhias aéreas e demais entes públicos, tem resultado no aumento do número de voos nacionais e internacionais com origem e destino em Fortaleza.
“Este novo voo é resultado de uma combinação de fatores positivos e do diálogo contínuo com as companhias aéreas, conforme orientação do governador Elmano de Freitas. A iniciativa visa fortalecer o turismo e consolidar o Ceará como um destino que atende à crescente demanda de visitantes”, complementou o secretário.
A nova conexão aérea é mais um passo no processo de fortalecimento da posição do Ceará como hub aéreo estratégico no Brasil, com impacto direto sobre o turismo, a economia e a integração entre os estados do Nordeste.