Início » XV Bienal Internacional do Livro do Ceará começa hoje, 4 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, com entrada gratuita

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará começa hoje, 4 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, com entrada gratuita

por Vicente Araújo
XV Bienal Internacional do Livro do Ceará começa hoje, 4 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, com entrada gratuita

A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará tem início nesta quinta-feira, 4 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, com entrada gratuita. O evento, que celebra a literatura como ferramenta de emancipação e protagonismo feminino, contará com a presença do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, da Secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, e outras autoridades.

As atividades do dia incluem, a partir das 14h, a abertura da Feira de Livro. Às 18h, no Foyer Pavilhão Térreo – Oeste, ocorrerá o desfile “Iracemas: Mulheres à beira-luz”, dentro da programação Literatura e Moda. Às 18h30, a Praça do Cordel será palco de uma homenagem aos poetas Arievaldo Viana e Lucas Evangelista, conduzida por Arlene Holanda, Daniel Yehudi e Klévisson Viana, seguida de um cortejo com cordelistas, cantadores e a quadrilha Arraiá do Zé Testinha.

A solenidade de abertura inicia às 19h30 com a apresentação “NHEENGARI SAMBOKAR (CANTO LIVRE)” da Escola Indígena Jenipapo-Kanindé (Aquiraz). Em seguida, às 20h, acontece “XIRÊ YABÁ – NOSSAS MÃES ANCESTRAIS”, apresentado pelo Grupo Afro Alagbará e pelo Ilé Axé Yeye Omin Iyó. Encerrando a noite, às 21h, a Arena Henriqueta Galeno, localizada no Pavilhão Térreo – Oeste, receberá o show “Também Guardamos Pedras Aqui”, de Luiza Romão.

Neste ano, a Bienal conta com 188 estandes destinados à exposição e venda de livros, com representações internacionais e institucionais. Ao todo, 34 editoras participarão diretamente, enquanto 400 editoras estarão representadas por 25 livrarias e 32 distribuidores de livros. O evento disponibilizará mais de 100 mil títulos, somando mais de 200 toneladas de livros ao público visitante.

Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a Bienal tem curadoria composta exclusivamente por mulheres: Sarah Diva Ipiranga, nina rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, sob a coordenação geral de Maura Isidório.

Ao longo de dez dias de programação gratuita, os visitantes poderão participar de palestras, mesas-redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outras atividades literárias, além de prestigiar apresentações artísticas de relevância local, nacional e internacional.

A Bienal é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço:

Bienal Internacional do Livro do Ceará 

Quando: 4 a 13 de abril, das 10h às 22h

Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares

Gratuito e aberto ao público

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais