O primeiro final de semana de dezembro foi marcado por uma grande movimentação na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Entre sexta-feira (1) e domingo (3), mais de 12 mil pessoas passaram pela 6ª edição do Festival Gastronômico Delícias do Mundo, que reuniu cerca de 20 chefs especializados da gastronomia nacional e internacional oferecendo uma verdadeira viagem pelo mundo gastronômico com pratos temáticos de mais de 15 países, além de oficinas, shows especiais e palestra do chef Leonardo Giglio.
Liége Xavier, produtora cultural e realizadora do evento, comemora o sucesso de público em mais uma edição e a participação dos chefs “É muito gratificante ver como o Festival Delícias do Mundo já se tornou uma tradição em Fortaleza e como as pessoas vêm para conhecer, se surpreendem e voltam nos outros anos ainda mais curiosas para o que vamos trazer de novidades. Com esta edição, conseguimos atingir um público total de 60 mil pessoas em seis anos de realização do Festival”, comenta.
Além de pratos saborosos criados por chefs renomados, o Festival ofereceu uma programação musical emocionante com um set comandado pelo DJ Residente Cau Borges e shows de Vannick Belchior, banda Mano Braz e Pedro Breculê. O evento contou, ainda, com oficinas gastronômicas gratuitas ministradas por grandes chefs no Espaço Edil Costa, com dicas criativas de pratos deliciosos para fazer em casa, e com patrocínio das marcas Kuat, Fogo 36, Mercadinhos São Luiz, Granja Regina e Arroz Tio João. Outro grande destaque foi a palestra de Leonardo Giglio, primeiro cearense a participar do programa MasterChef, da TV Band, que comentou sobre os bastidores do maior reality show gastronômico do Brasil.
GRANDES CHEFS
De leste a oeste no globo, foram diversos países representados nesta edição do evento com participação de renomados chefs. Entre eles, o conceituado consultor gastronômico do Festival Delícias do Mundo, Elcio Nagano, que explorou as várias cores e sabores da culinária tailandesa. O festival contou ainda com a Japa da Ostra, Kazumy Miura, que é referência no mercado digital gastronômico e ofereceu uma variedade de pratos asiáticos com frutos do mar selecionados. Representando o Japão esteve Bia Nagano, proprietária do Kina, com saborosos pratos da culinária nipônica.
André Adjafre marcou presença com as especiarias da cozinha árabe, enquanto Ticy Farias apresentou a culinária mediterrânea, conhecida por levar ingredientes frescos e naturais. O Espaço Gastronomia Edil Costa também trouxe as delícias do mediterrâneo com saborosas paellas preparadas pelo chef Mateus Rodrigues. Miriam Muniz levou para o festival pratos italianos de dar água na boca. Hugo Benevides e Netto Rodrigues também ofereceram o encanto da gastronomia italiana com deliciosos risotos. Saulo e Dimitrius Donsouzis, proprietários do Olimpo Restaurante, mostraram o pioneirismo da culinária grega em Fortaleza. O requinte dos clássicos da culinária francesa ficaram por conta de Luiz de França. E ponte França-Brasil também foi representada pela Crepítos Creperia, de Débora Micheleto e Lucas Regueira, com seus crepes que trazem o melhor dos dois países.
Diretamente da Patagônia, o chef Sebastian Hughes Contrera levou para o Delícias do Mundo o Che Pibe Empanadas Argentinas, restaurante especializado nos autênticos pastéis argentinos, com sabores que vão dos clássicos aos mais ousados. Diene Rezende, do restaurante La Bandolera, encantou com o tempero especial da cozinha mexicana, enquanto Luhen Aquino preparou pratos da cozinha Cajun Americana, culinária de temperos marcantes que têm origem no sul do Estados Unidos. Já para quem não abriu mão de um petisco mais brasileiro, Bruno Carvalho, proprietário da Citron Patisserie, levou ao festival as paixões nacionais, suas deliciosas coxinhas. Também esteve presente O Boleiro, de Samuel Lima, com diversas opções de dar água na boca e um sucesso de bolo “monte você mesmo”.
A chef Fabiana Freitas, do Sertão Xique Xique, aguçou o paladar dos presentes com aquele gostinho de comida sertaneja e preparou surpresas especiais, como um delicioso vatapá de caranguejo. Ainda, representando todas as delícias que só um bom churrasco pode proporcionar esteve Felipe Farias, com saborosos cortes de carnes. Os irmãos Lucas e Roberto Baptista, do Baptista Defumados, também marcaram presença com deliciosos sanduíches feitos com carne de primeira.
Queridinhos do público, os famosos docinhos ficaram por conta de Karyny Góes, com a confeitaria Pra Sentir. E trazendo produtos importados diretamente da Coreia do Sul, o Uri Mercado Coreano esteve no local ofertando snacks, doces, bebidas e ramyun coreano. Ainda, para quem quis brindar os bons encontros, a Brava Wine ofereceu alguns de seus melhores rótulos de vinhos brancos, rosés e tintos, além de espumantes e uma consultoria para indicar a harmonização perfeita com os pratos oferecidos pelos chefs do festival.
O 6º Festival Delícias do Mundo é realizado pela produtora cultural Liége Xavier. Agradecimento: Solar Coca-Cola. Apoio Institucional da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio do XIV Mecenato Estadual do Ceará e Centro Dragão do Mar de arte e Cultura, Kuat, Cerveja Eisenbahn, Mercadinhos São Luiz, Japa da Ostra, Granja Regina, Arroz Tio João, Nova Oliva, Fogo 36 e Espaço Edil Costa.