Início » Vacinação contra a gripe é antecipada para março em todo o país

Vacinação contra a gripe é antecipada para março em todo o país

por Vicente Araújo

Tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, em 2024, a vacinação contra a gripe terá início em março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a campanha começa nesta semana, mediante um esforço conjunto da pasta, do Instituto Butantan e do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), permitindo, assim, a antecipação da entrega da primeira remessa das vacinas, que já começaram a ser distribuídas para todos os estados.

A antecipação é válida para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Vale ressaltar, que, em 2023, o governo federal mudou a estratégia da campanha para a região Norte e já imunizou a população entre novembro e dezembro, atendendo às particularidades climáticas da região.

Ainda segundo o MS, a vacina utilizada é a trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Além disso, a autarquia acrescenta que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Segundo a ministra Nísia Trindade, o Programa Nacional de Imunizações está preparando uma nota técnica para orientar estados e municípios a iniciarem as campanhas regionais em todo o Brasil. “A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do SUS, como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”, detalhou.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais