O Tribunal de Contas do Ceará, em parceria com a Lanlink, desenvolveu uma ferramenta de Inteligência Artificial. Produzida através de um contrato de serviços de nuvem e operação assistida entre o órgão e a empresa de TI, a Analista Jurídica Legal por Inteligência Artificial (ANa JúlIA) agora apoia os servidores do tribunal na execução de tarefas, como a realização de pesquisas rápidas e precisas. Com a aplicação desta ferramenta, os servidores economizam tempo e aumentam a produtividade das instruções processuais.
O objetivo da solução é ajudar na identificação de jurisprudências anteriores sobre temas análogos, como também auxiliar os Conselheiros a tomar decisões que não contradigam processos anteriores. A ANa JúlIA funciona como um agente inteligente de jurisprudência com o qual se consegue “dialogar” em linguagem natural.
Atualmente utilizada por cerca de 90 servidores, a IA tem contribuído para o fortalecimento da atuação do controle externo, o auxílio na identificação de eventual divergência jurisprudencial, melhoria na capacidade de analisar grandes volumes de informações e o suporte técnico para elaboração de votos. Seu papel principal é auxiliar os servidores do órgão na pesquisa, bem como gerar respostas consistentes relacionadas à jurisprudência.
O desenvolvimento do chat de jurisprudência ANa JúlIA levou dois meses e utilizou tecnologias avançadas, como o GPT-4 do Azure OpenAI para o processamento de linguagem natural e o Microsoft Document Intelligence para a extração de informações de boletins e jurisprudências.
“O trabalho dos conselheiros do Tribunal de Contas envolve consultas a inúmeros documentos todos os dias. Muitas vezes o olhar humano pode deixar passar informações que são fundamentais para a tomada de decisões. Assim, com o desenvolvimento da ANa JúlIA, ajudamos o órgão a refinar o trabalho de pesquisa e cruzamento, trazendo benefícios imediatos como agilidade e assertividade ao processo”, destaca o diretor da BU de Business Transformation da Lanlink, Sérgio Ricardo de Freitas.