Esse 8 de maio foi o último dia do ano para a realização de qualquer regularização ou atualização de cadastro eleitoral em quase todo o Brasil. No Ceará, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) realizou, desde o último dia 22 de abril, um mutirão de atendimentos em todo o Estado, que beneficiou mais 231 mil eleitoras e eleitores em17 dias de atividades.
Destes, mais de 49 mil pessoas foram atendidas pelo mutirão somente em Fortaleza. Para ampliar a capilaridade e garantir a agilidade no atendimento, seis locais foram disponibilizados em regiões diferentes da capital, distribuídos estrategicamente para facilitar o acesso da população – residente nos mais diversos bairros – aos serviços da Justiça Eleitoral cearense.
Cidadãos de várias idades acessaram o mutirão, visando votar nas eleições 2024
Nos demais municípios do Estado, os cartórios eleitorais e os polos administrativos foram responsáveis pelas ações de atendimento, tanto nas próprias sedes, quanto em outros locais de fácil acesso, como escolas, centros comunitários, shoppings e supermercados. A Unidade Móvel do TRE-CE, por exemplo, transportou os serviços da Justiça Eleitoral a diversas regiões do interior do Ceará.
O presidente do Tribunal, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, ressalta os esforços empregados por servidores, terceirizados e estagiários na realização do mutirão. “A quantidade e a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade pela Justiça Eleitoral só foram possíveis graças aos esforços dos quase 1500 colaboradores do TRE Ceará no interior e na capital”, destaca.
Colaboradores do TRE-CE atenderam o eleitorado nas mais diversas unidades
O desembargador evidencia ainda a importância das parcerias com as organizações públicas, os shoppings e demais empresas, que colaboraram com espaços, força de trabalho e outros instrumentos que agregaram às ações de atendimento. “O TRE-CE agradece e faz questão de fortalecer as relações com outras instituições, visando sempre a colaboração para a adequada prestação de serviços à sociedade”, completa.
Cooperação com as forças armadas
Entre as parcerias importantes para a execução do mutirão, estão o Comando da 10ª Região Militar do Exército brasileiro e a Escola de Aprendizes-Marinheiros. Ambos assinaram termos de cooperação técnica com o TRE-CE, que oficializaram as colaborações.
Representantes do Exército e da Marinha atenderam eleitores no mutirão
Os acordos entre as entidades foram responsáveis por promover o apoio da força de segurança às atividades de atendimento ao(à) eleitor(a) na capital, de 22 de abril a 8 de maio, período do mutirão. Agentes das organizações receberam treinamentos de servidores do Tribunal e, ao lado destes, prestaram serviços, como alistamentos e regularizações eleitorais, agregando, assim, para o desenvolvimento das ações atinentes às eleições e ao exercício cidadão dos atendidos.
#PraTodoMundoVer
As imagens são registros fotográficos. No primeiro, em um pátio de shopping, há diversas bancadas de atendimentos do TRE-CE espalhadas pelo espaço, com luzes de led, banners para fundo de foto, computadores e mesas. Nesses ambientes, há servidores e cidadãos sendo atendidos. Na segunda foto, também em um shopping, há servidores sentados atrás de uma fileira de mesas brancas. À frente de uma delas, uma jovem assina em um papel. Na terceira foto, uma idosa está recebendo atendimento. À frente dela, está uma servidora do TRE-CE e atrás algumas pessoas aguardando sentadas. Na quarta foto, há 38 pessoas posando para a foto. Alguns estão sentados e outros em pé. Atrás, há um banner de divulgação dos serviços do TRE-CE. Na quinta foto, em uma sala de paredes amarelas e piso branco há também uma bancada de atendimentos, com um agente do Exército, usando farda, atendendo uma jovem, que usa blusa marrom. Atrás, há outras bancadas e atendimentos ocorrendo. Na última foto, também uma estrutura de atendimento, com um agente da Marinha, com farda branca, atendendo. Ao lado dele, uma cidadã sentada.