Início » Senador Pompeu recebe primeira Mostra de Viola e Repente

Senador Pompeu recebe primeira Mostra de Viola e Repente

por Vicente Araújo

Em homenagem ao Dia Nacional do Violeiro, comemorado dia 18 de maio, a Fundação Santa Terezinha realiza a primeira Mostra de Viola e Repente de Senador Pompeu, nos dias 17 e 18 de maio, com programação gratuita. Será o encontro dos sons, ritmos, cheiros e sabores da cultura interiorana nordestina.

Com intuito de homenagear violeiros e repentistas cearenses, a Mostra reúne artistas senadorenses para cantar a música caipira interiorana, aquela feita no pé da calçada com a viola e uns versos de Repente trocados entre a meninada e os parentes que se achegam pra ouvir a cantoria. Numa referência aos poetas e artistas nordestinos, Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga e suas músicas que encantam o nordeste, a literatura de Ariano Suassuna e tantos outros.

A programação é composta por oficinas, roda de conversa e apresentações culturais de diversos artistas locais: violeiros, repentistas, poetas, cantadores, cordelistas e artesãos. A roda de conversa acontece nas escolas públicas EEF Geraldo Gonçalves do Nascimento Júnior e EEF Moreira Campos, onde o Mestre Inácio Bartolomeu Rabelo de Farias (Nacilon Henrique), cantador de Viola/Repentista, conta aos alunos suas experiências e causos na arte de fazer versos de repente. As oficinas de biscuit e peso de porta, acontecem na Associação Comunitária do Bairro Caracará – ACBC, serão ministradas pelas Mestras da Cultura Municipal Francy de Moraes e Ana Ecilde, respectivamente.

As apresentações culturais ficam por conta dos cantadores de violas e repentistas senadorenses: Antônio Coité, Edvan Pedro, Francisco das Chagas, Leandro Pedro e o Mestre Nacilon Henrique, que se apresentam para o público na Praça Marcondes Borges Pereira. Além disso, será realizada uma Feira de Economia Criativa na Praça com a presença das Mestras da Cultura Tradicional Popular de Senador Pompeu, Ana Ecilde Alves Pinheiro (Artesanato em Crochê/Bonecas de Pano), e a Mestra Francisca Francy de Moraes (Artesanato em Biscuit), além de outros artesãos locais e venda de comidas típicas.

Confira a programação completa

Dia 17 (sexta-feira)

RODA DE CONVERSA: MINHA VIOLA, MINHA VIDA

9h – EEF Geraldo Gonçalves do Nascimento Júnior

Facilitador: Mestre Nacilon Henrique

14h – EEF Moreira Campos

Facilitador: Mestre Nacilon Henrique

OFICINA DE BISCUIT

14h – Associação Comunitária do Bairro Caracará (Rua Antônio Soares, 243)

Facilitadora: Mestra Francy de Moraes

Inscrições: Fundação Santa Terezinha e GoogleForms

OFICINA DE PESO DE PORTA

18h – Associação Comunitária do Bairro Caracará (Rua Antônio Soares, 243)

Facilitadora: Mestra Ana Ecilde

Inscrições: Fundação Santa Terezinha e GoogleForms

DIA 18 (sábado)

18h – Feira de Economia Criativa

20h – Abertura

20h10 – Apresentação de Antônio Coité e Edvan Pedro

20h40 – Apresentação de Francisco das Chagas e Mestre Nacilon Henrique

21h10 – Show de Canções: Francisco das Chagas e Leandro Pedro

Local: Praça Marcone Borges Pereira

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais