Início » Secretaria da Cultura do Ceará oferece mais de 100 atividades no período de férias

Secretaria da Cultura do Ceará oferece mais de 100 atividades no período de férias

por Vicente Araújo

Chegou julho e as férias contagiam diversas regiões do Ceará. É tempo onde adultos, jovens e a criançada saem de casa em busca de lazer, educação, entretenimento e bem-estar por meio da riqueza cultural que pulsa no estado. Uma cena efervescente, que apresenta os muitos talentos de nossa gente.

A programação deste mês nos espaços públicos da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) é este território de encontro para os diferentes públicos, gostos e idades. Gratuita ou com entrada a preços acessíveis, esta variedade de expressões culturais é sinônimo de conhecimento e oferta de ações lúdicas.

São mais de 100 atividades artísticas disponíveis à população. Os espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), pertencentes a Secult Ceará e geridos em parceria com as Organizações Sociais Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante de Arte e Cultura, reúnem teatro, música, exposições, lançamento de livro, contação de histórias, espetáculos de dança, musical, cinema, festival de pratinho, festival de música e muita quadrilha junina.

Eventos estruturantes

Mi – Festival Música na Ibiapaba

Há quase duas décadas, nas férias escolares de julho, centenas de jovens estudantes de música, entre alunos da rede pública estadual, professores de música e instrumentistas, se encontram para o Mi – Festival Música na Ibiapaba, em Viçosa do Ceará.

Neste ano, a 19ª edição do Mi acontecerá de 20 a 27 de julho, com atividades formativas, entre oficinas, práticas de grupo e muita música. Nos dias 18 e 19, vésperas da programação na cidade serrana, o Festival Mi estará no Sertão Central, com uma oficina na Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim.

O ‘Mi – Festival Música na Ibiapaba’ é um evento estruturante da Secult Ceará, reconhecido como um dos maiores encontros de formação musical do Brasil. A realização é do Governo do Ceará, por meio da Secult Ceará e Hub Cultural Porto Dragão, espaço cultural da Secult gerido em parceria com o IDM.

 

Festejo Ceará Junino

O Festejo Ceará Junino é realizado nos meses de junho e julho. Inclui 21 etapas que culminam no Campeonato Estadual, que este ano ocorre entre os dias 25 e 28 de julho na cidade de Sobral.

Ao todo, 18 cidades participarão do festival em 2024, são elas: Fortaleza, Barbalha, Itatira, Quixeramobim, Novas Russas, Tarrafas, Alto Santo, Jaguaruana, Croatá, Cariré, Itarema, Redenção, Ubajara, Pacajus, Quixelô, Tauá, Pacajus e General Sampaio. O evento é gratuito e aberto ao público.

A programação do XXIV Festejo Ceará Junino é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e tem produção da Assum Preto Produções.

Espaços Culturais (Rece)

Bece (Fortaleza)

Durante todo o mês de julho, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza uma série de ações para quem ama os muitos universos da leitura. O público pode acompanhar o lançamento de livros, contações de histórias e espetáculos teatrais infantis. Outros destaques da Bece são a programação especial voltada à Cultura Geek e o “Clube de Leituras Estranhas”, com a escritora Lara T. Vainsto.

Os espetáculos infantis marcam presença e revela o trabalho de grupos teatrais de várias cidades cearenses. Se apresentam os grupos Comédia Cearense e Grupo Galhofo; Carroça de Mamulengos (Cariri); Orlângelo Leal (Itapipoca), Bibiu e Seus Bonecos e Carcará Produções e Edivaldo Batista e Grupo Bricoleiros.

Em julho, a Biblioteca Pública realiza lançamentos literários, entre eles as obras mais recentes de Mestre João Pedro do Juazeiro (DEDA Cão e Mestre de Reisado); Frederico Brito e Thais Evangelista (“Animália: Zoopoesia ou Algo que o Valha” e “Jumentoteca Malaquias”); Eduardo Vasconcelos (A Ciência Peculiar de Joaquim Antônio Alves Ribeiro: Ceará -Harvard-Ceará); Alan Denizard (Medicina, e agora? Como sobrevivi ao curso mais disputado do país) e novos escritores angolanos (Coletânea dos Novos Escritores Angolanos: Geração 90, da editora Afrobooks).

A Bece preparou agenda dedicada à cultura geek. Inédita, a iniciativa inclui feira de troca de gibi; RPG; oficinas “Construindo Personagens de Mangá” com Blenda Furtado e “Quadrinhos” com Daniel Brandão; e uma aula aberta de “EB Comics – Super-heróis brasileiros made in Ceará”.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais