Chegou julho e as férias contagiam diversas regiões do Ceará. É tempo onde adultos, jovens e a criançada saem de casa em busca de lazer, educação, entretenimento e bem-estar por meio da riqueza cultural que pulsa no estado. Uma cena efervescente, que apresenta os muitos talentos de nossa gente.
A programação deste mês nos espaços públicos da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) é este território de encontro para os diferentes públicos, gostos e idades. Gratuita ou com entrada a preços acessíveis, esta variedade de expressões culturais é sinônimo de conhecimento e oferta de ações lúdicas.
São mais de 100 atividades artísticas disponíveis à população. Os espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), pertencentes a Secult Ceará e geridos em parceria com as Organizações Sociais Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante de Arte e Cultura, reúnem teatro, música, exposições, lançamento de livro, contação de histórias, espetáculos de dança, musical, cinema, festival de pratinho, festival de música e muita quadrilha junina.
Eventos estruturantes
Mi – Festival Música na Ibiapaba
Há quase duas décadas, nas férias escolares de julho, centenas de jovens estudantes de música, entre alunos da rede pública estadual, professores de música e instrumentistas, se encontram para o Mi – Festival Música na Ibiapaba, em Viçosa do Ceará.
Neste ano, a 19ª edição do Mi acontecerá de 20 a 27 de julho, com atividades formativas, entre oficinas, práticas de grupo e muita música. Nos dias 18 e 19, vésperas da programação na cidade serrana, o Festival Mi estará no Sertão Central, com uma oficina na Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim.
O ‘Mi – Festival Música na Ibiapaba’ é um evento estruturante da Secult Ceará, reconhecido como um dos maiores encontros de formação musical do Brasil. A realização é do Governo do Ceará, por meio da Secult Ceará e Hub Cultural Porto Dragão, espaço cultural da Secult gerido em parceria com o IDM.
Festejo Ceará Junino
O Festejo Ceará Junino é realizado nos meses de junho e julho. Inclui 21 etapas que culminam no Campeonato Estadual, que este ano ocorre entre os dias 25 e 28 de julho na cidade de Sobral.
Ao todo, 18 cidades participarão do festival em 2024, são elas: Fortaleza, Barbalha, Itatira, Quixeramobim, Novas Russas, Tarrafas, Alto Santo, Jaguaruana, Croatá, Cariré, Itarema, Redenção, Ubajara, Pacajus, Quixelô, Tauá, Pacajus e General Sampaio. O evento é gratuito e aberto ao público.
A programação do XXIV Festejo Ceará Junino é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e tem produção da Assum Preto Produções.
Espaços Culturais (Rece)
Bece (Fortaleza)
Durante todo o mês de julho, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza uma série de ações para quem ama os muitos universos da leitura. O público pode acompanhar o lançamento de livros, contações de histórias e espetáculos teatrais infantis. Outros destaques da Bece são a programação especial voltada à Cultura Geek e o “Clube de Leituras Estranhas”, com a escritora Lara T. Vainsto.
Os espetáculos infantis marcam presença e revela o trabalho de grupos teatrais de várias cidades cearenses. Se apresentam os grupos Comédia Cearense e Grupo Galhofo; Carroça de Mamulengos (Cariri); Orlângelo Leal (Itapipoca), Bibiu e Seus Bonecos e Carcará Produções e Edivaldo Batista e Grupo Bricoleiros.
Em julho, a Biblioteca Pública realiza lançamentos literários, entre eles as obras mais recentes de Mestre João Pedro do Juazeiro (DEDA Cão e Mestre de Reisado); Frederico Brito e Thais Evangelista (“Animália: Zoopoesia ou Algo que o Valha” e “Jumentoteca Malaquias”); Eduardo Vasconcelos (A Ciência Peculiar de Joaquim Antônio Alves Ribeiro: Ceará -Harvard-Ceará); Alan Denizard (Medicina, e agora? Como sobrevivi ao curso mais disputado do país) e novos escritores angolanos (Coletânea dos Novos Escritores Angolanos: Geração 90, da editora Afrobooks).
A Bece preparou agenda dedicada à cultura geek. Inédita, a iniciativa inclui feira de troca de gibi; RPG; oficinas “Construindo Personagens de Mangá” com Blenda Furtado e “Quadrinhos” com Daniel Brandão; e uma aula aberta de “EB Comics – Super-heróis brasileiros made in Ceará”.