A praça do Teatro Municipal de Guaramiranga ficou lotada para a abertura do 30º Festival Nordestino de Teatro (FNT), na noite do último sábado (7) em Guaramiranga, na região serrana do Ceará. Em cena, o grupo Casa de Zoé, do Rio Grande do Norte, apresentou “Sinapse Darwin”, primeiro dos nove espetáculos da Mostra Nordeste desta edição.
O festival segue até o próximo sábado (14), somando cerca de 45 apresentações artísticas compondo as Mostras Nordeste, Palco Ceará, Cenas Germinantes, FNT para Crianças, Música no FNT e Escolas da AGUA.
Ainda no sábado, as portas do Teatro Municipal de Guaramiranga foram abertas para a Reunião Comunitária de Abertura do 30º FNT. A presidente da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), Nilde Ferreira, que coordena o festival, recebeu autoridades e parceiros no palco recém restaurado do teatro que, apesar de ainda se encontrar em construção, já está seguro para receber artistas e público.
E quem primeiro se apresentou no palco do ‘teatrão’, após as ações de restauro da estrutura, foi o grupo A Panacéia, da Bahia, com “Filipa”, solo da atriz Camila Guilera, dirigido por Elisa Mendes, que resgata a trajetória de uma mulher perseguida, presa e condenada pela primeira Inquisição Portuguesa no Brasil.
MAIS FNT
O festival segue nos próximos dias com acesso gratuito. Como parte do Programa de Formação de Plateia, escolas e universidades de outras cidades podem reservar ingressos para os espetáculos que serão apresentados entre segunda (9) e quinta-feira (12). Para isso, deve entrar em contato através do WhatsApp: (85)99869.6283. Programação completa aqui: https://bit.ly/3TnagUq
O 30º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com a consultoria da Quitanda Soluções Criativas e a parceria da Atos Percussivos e da Grão de Guará. Tem o apoio institucional do SESC Ceará, do Instituto Dragão do Mar e do Cineteatro São Luiz, apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), por meio da Lei do Mecenato Estadual, e do Ministério da Cultura, via Lei Paulo Gustavo, e o apoio cultural da Enel. O FNT integra a Rede Festivais de Arte e Cultura do Ceará.
HOMENAGEM NO ENCERRAMENTO
No dia 14, o FNT encerra a 30ª edição com uma homenagem à atriz cearense Ana Marlene, por seus 45 anos de carreira. É com ela o solo “Egoísta”, que será apresentado na última noite. Com direção e idealização de Juracy de Oliveira, que divide a concepção dramatúrgica com a autora do espetáculo, Sara Síntique, “Egoísta” conta a história real de Josefa Feitosa, cearense de Juazeiro do Norte, que sempre acreditou que o mundo era muito grande para se perder tempo em um lugar só. Após sua aposentadoria, ela colocou a mochila nas costas e saiu em busca de sua liberdade. O espetáculo integra a Mostra Palco Ceará.
AS MOSTRAS
Mostra Nordeste:
“Minha Pele” – Cia LaCasa (Alagoas)
“Filipa” – A Panacéia – GrupA de Teatro (Bahia)
“Paraíso” – Teatro Máquina (Ceará)
“A carroça é nossa” – Xama Teatro (Maranhão)
“Formigas bebem absinto no armazém do caos” – Cia Oxente de atividades culturais
(Paraíba)
“O que te escrevo é puro corpo inteiro” – Truá Cia de Espetáculos (Piauí)
“Reino dos bichos e dos animais, esse é meu nome” – Coletivo CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas (Rio Grande do Norte)
“A peleja de Leandro na trilha do cordel” – Grupo Imbuaça (Sergipe)
“Se eu fosse Malcom?” – Eron Villar e Dj Vibra (Pernambuco)
Mostra Palco Ceará:
“A idade da terra” – Paiaçús (Pacajus)
“Às Margens” – Às Margens (Sobral)
“Egoísta” – Peixe-Mulher (Fortaleza)
“Exu não vem hoje” – Coletivo Farol Novo (Fortaleza)
“Ytá” – Edceu Barboza, Barbara Matias, Otávio de Oliveira e Fluxo Marginal
(Crato)
Mostra Cenas Germinantes:
“Inacabado” – Grupo Bagaceira (Ceará)
“Quando o teatro fala de si mesmo: Ensaio de Ângela Moura” – Ângela Moura (Ceará)
“Corpo-Terra” – Maré Alta (Sergipe)
AÇÕES FORMATIVAS
A formação é um dos pilares do FNT desde os primeiros anos, com debates, oficinas e encontros de artistas/pesquisadores, ações que se tornaram um marco do festival. No 30º FNT, este pilar tem uma atenção especial. Uma das atividades será o Encontro de Artistas-Pesquisadores Indígenas.
Os tradicionais debates sobre os espetáculos da Mostra Nordeste, que ocorrem sempre nas manhãs do festival, serão conduzidos por André Brasileiro (PE), Luciana Adão, Bárbara Matias Kariri (CE), (Oi Futuro/RJ) e Alexandre Vargas (RS).
SERVIÇO
30º FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – de 07 a 14 de setembro de 2024 em Guaramiranga, Ceará. Informações no site e nas redes sociais do FNT: www.fntguaramiranga.com.br e @fntguaramiranga (Instagram e Facebook).