Início » PT inicia rodada de convenções no Ceará pelo Vale do Jaguaribe e mira 90 prefeituras

PT inicia rodada de convenções no Ceará pelo Vale do Jaguaribe e mira 90 prefeituras

por Vicente Araújo

O PT iniciou, no último fim de semana, a rodada de convenções partidárias pelo Ceará em quatro cidades do Vale do Jaguaribe. Sábado (20) marcou o primeiro dia permitido pela Justiça Eleitoral para que os partidos realizem os eventos que vão confirmar o candidato ou a candidata para o pleito. Enquanto no primeiro dia o PT realizou apenas uma convenção, em Morada Nova, no domingo foram três, em Quixeré, em Jaguaruana e em Palhano. O deputado federal José Guimarães (PT), líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, participou de todos os momentos.

Em todas as quatro cidades, o partido tenta se manter no cargo máximo do Executivo, posto que já ocupa. A única em que o candidato não será o prefeito é em Morada Nova. Em seu segundo mandato, Wanderley Nogueira não pode concorrer à reeleição. No Município, então, o candidato será Marco Bica, o “Marquinhos da Ana”. Essa foi a primeira de mais de 90 convenções da sigla que devem ocorrer em todo o Ceará.

“Nossa gratidão a cada morada-novense que, com sua presença, sua vibração e sua alegria, fez valer a maior festa que Morada Nova já viu em uma Convenção Municipal! Coração segue firme, cheio de alegria e gratidão! Confiantes de estarmos no caminho certo, prontos, preparados e querendo fazer mais por nossa gente”, escreveu Marquinhos.

Na cidade, o postulante petista deve concorrer contra uma oposição com cinco partidos: PSB, PRD, PL, PSDB e Republicanos. A candidata deve ser Naiara Castro (PSB), filha do ex-prefeito Glauber Castro. A pré-candidata, com convenção marcada para a próxima sexta-feira (26), terá ainda o apoio do atual vice-prefeito Edgar Amaral (Republicanos), rompido com o prefeito Wanderley.

TRÊS CONVENÇÕES NO DOMINGO

No domingo, três cidades receberem a delegação petista. Pela manhã, em Quixeré, o partido optou pela tentativa de reeleição do prefeito Toinho do Banco. Na ocasião, além de Guimarães, lideranças políticas como o deputado estadual De Assis Diniz (PT) e os deputados federais Eduardo Bismarck (PDT) e Mauro Filho (PDT) marcaram presença. “É importante que o PT fortaleça a sustentação do governo Elmano e se torne de fato e de direito o principal partido da base aliada, na defesa dos interesses também do governo Lula”, reforça De Assis.

No Município, o PT possui aliança com PSB, Republicanos e Podemos. Gilberto Santiago (PP), liderança da oposição em Quixeré, anunciou por meio de vídeo que não vai disputar as eleições deste ano. Em 2020, ele foi o candidato que Toinho bateu para ser eleito para o seu primeiro mandato. O petista alcançou 57,96% dos votos, contra 42,04% de Santiago.

No período da tarde, ocorreu a convenção do prefeito Elias do Sargento, em Jaguaruana. No Município, o partido segue junto ao PCdoB, PV e PP. Compareceram Guimarães, De Assis, o presidente do PT Ceará, Antônio Filho “Conin”, a ex-prefeita Ana Tereza, além de pré-candidatos de partidos aliados ao Legislativo. “Obrigado a todos pela confirmação da nossa chapa, junto com o vice-prefeito Naldo Quirino e nossos pré-candidatos do PT, PCdoB, PV e PP. Grato pelo abraço dos nossos líderes José Guimarães, De Assis Diniz, Zezinho Albuquerque e Ana Teresa. Seguimos firmes!”, escreveu Elias, lembrando a participação do secretário das Cidades do Ceará, Zezinho Albuquerque (PP).

Até então colocado como pré-candidato da oposição, Samuel Quirino (PSB) anunciou desistência de lançar candidatura em Jaguaruana. Sua pré-candidata a vice-prefeita, Liana Almeida (PSB), seguiu o postulante ao cargo máximo do Executivo Municipal. A chapa era vista como a principal força da oposição.

Em Palhano, já pela noite, o partido confirmou a candidatura do prefeito José Luciano, o “José do Lalá”, que assumiu após a morte do prefeito Dinho do Zé Honório em 2021 e vai tentar a reeleição. “Uma convenção municipal emocionante em Palhano para confirmar a candidatura do atual prefeito José Luciano! Um gestor exemplar, comprometido com o desenvolvimento da nossa cidade”, escreveu Guimarães. Conin e De Assis, além da deputada estadual Jô Farias (PT), também presenciaram a convenção.

“Nossa convenção foi um marco histórico! Com grande alegria e entusiasmo, oficializamos nossa chapa para manter Palhano no rumo certo”, destacou Luciano.

Batista da Mariana (PSD) deve o candidato da oposição. Ele terminou em segundo tanto nas eleições de 2020, com 39,08% dos votos contra 44,63% de Dinho, como nas eleições suplementares, onde perdeu para Luciano por uma diferença de apenas 190 votos.

SERTÃO CENTRAL

Na região do Sertão Central, diversos municípios já anunciaram seus pré-candidatos, estando situação e oposição definidas para a corrida eleitoral. Após uma rápida análise entre os municípios da região, Milhã apresenta-se, até o momento, como o único da região que permanece com apenas um pré-candidato ao Executivo Municipal. O atual prefeito, Alan Macêdo (PSB), busca a recondução do cargo. Ainda não há indícios de candidato a oposição em Milhã. Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar as convenções partidárias e lançarem oficialmente os nomes dos candidatos que concorrerão às eleições municipais.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais