Início » Projeto gratuito em Maracanaú finaliza a 2ª etapa capacitando 373 crianças e jovens com formação tecnológica e social

Projeto gratuito em Maracanaú finaliza a 2ª etapa capacitando 373 crianças e jovens com formação tecnológica e social

por Vicente Araújo

O segundo ciclo do projeto “Programando e Aprendendo com Ação 2023” finaliza a primeira etapa com as formações específicas na área tecnológica. Neste sábado (23), 373 crianças e jovens de Maracanaú devem receber a certificação dos cursos realizados nas áreas de tecnologia. O evento de conclusão dos alunos será no Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio, às 9h30. As formações realizadas tem como público-alvo crianças e adolescentes entre 08 e 17 anos, residentes do município, e em sua maioria estudantes da rede pública escolar. Todo o projeto é gratuito e desenvolvido pelo Instituto Idear, em parceria com a Prefeitura de Maracanaú, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, além da doação de empresas privadas.

Ao todo, quatro cursos foram oferecidos neste ciclo: Desenvolvimento de Jogos; Lógica de Programação e Pensamento Computacional; Desenvolvimento de Jogos Digitais; e Desenvolvimento de Aplicativos. Oito espaços, entre escolas e centros sociais, receberam as atividades do projeto, com duração média do curso de 2 meses e carga horária de 60 horas. A metodologia busca incentivar e promover nos alunos o interesse pelo raciocínio lógico-matemático e familiarização com interpretação de textos. Todos os cursos estão alinhados com as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) atreladas ao currículo de Tecnologia e Computação na Educação Básica no eixos: Cultura Digital, Pensamento Computacional e Tecnologia Digital. Os materiais foram adaptados por níveis de aprendizagem e são baseados nos exames e sistemas de avaliação educacional: SAEB, SPAECE, ENEM e olimpíadas brasileiras.

“O conteúdo trabalhado é composto pela programação de jogos e aplicativos a desafios lúdicos de aprendizagem. Desenvolvemos também as atividades complementares sobre os temas: Cyberbullying; Cuidados no ambiente digital; Xadrez e sua relação com a matemática; Interpretação textual com música; Mundo da programação e games; Sustentabilidade. O programa tem um grande impacto na vida desses jovens e um potencial transformador de futuro. Na última etapa desta edição, desenvolveremos projetos voltados a soluções do cotidiano idealizada pelos jovens participantes que já participaram da etapa anterior sob a monitoria dos instrutores e educadores.”, afirma Moésio Passos, coordenador educacional do projeto.

Locais que receberam o segundo ciclo do projeto:
– Centro de Referência e Assistência Social Acaracuzinho;
– Centro de Convivência Social Timbó;
– Escola Municipal Ana Beatriz Macedo Tavares Marques Estudante;
– Escola Municipal Rachel de Queiroz;
– Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá;
– Escola Municipal Adauto Ferreira Lima;
– Projeto Alvorecer;
– Fundação Ana Lima.

Instituto Idear
O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 17 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.

Conheça mais os projetos no www.idear.org.br

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais