Agradecer pelo trabalho prestado é uma forma de reconhecer um bom profissional que, mesmo com os desafios inerentes a qualquer profissão, dedica-se ao serviço prestado com excelência. Diante disso, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais desenvolvem o “Projeto Agradecer”. A ideia é criar formas de homenagear os trabalhadores pelo bom desempenho nas unidades.
“A Gestão UPAs reconhece o excelente trabalho desempenhado pelos nossos colegas e enxerga o comprometimento dedicado em cada atividade que eles exercem e o valor entregue aos usuários. Sentimos a necessidade de agradecer a esses funcionários e de reconhecer as qualidades técnicas e comportamentais de cada um”, explica Patrícia Santana, diretora-geral das UPAs.
“Nesse momento do projeto, entregamos um mimo simbólico que acompanha uma mensagem escrita com um QR code que leva a músicas que podem proporcionar um momento de paz e autocuidado a esses profissionais que tanto estimamos. O projeto acontece em todas as unidades geridas pela Sesa”, acrescenta a gestora.
Na UPA Autran Nunes foram reconhecidos oito profissionais, dentre eles médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, auxiliar de serviços gerais e recepcionista. “Nossos critérios de avaliação são os profissionais dedicados que possuem boa comunicação, bons relacionamentos, que vão ao encontro dos nossos valores e que se destacam no atendimento e na assistência ao paciente”, explica Lourdes Guedes, coordenadora do serviço assistencial da unidade.
Liliane Silva de Oliveira é técnica de enfermagem na UPA José Walter e foi uma das homenageadas. “Fico muito feliz e grata. Este reconhecimento é uma grande inspiração para mim e me motiva a continuar trabalhando com dedicação e comprometimento. Esta homenagem é uma prova da importância do meu trabalho para a unidade e me fortalece a cada dia”, comenta.
Maria Girlane Ribeiro Nobre é enfermeira e também recebeu o reconhecimento da unidade. “Para mim, foi um misto de sentimentos, muita emoção e recordações. Ao ler a carta que estava dentro da caixinha, voltei ao tempo. Estou na instituição desde 2008, e de lá até os tempos atuais, tive a oportunidade de vivenciar experiências que foram fundamentais para o meu crescimento profissional”.
No caso dos pacientes que desejarem manifestar elogio ao trabalho de algum profissional das UPAs, o canal de recebimento é a Ouvidoria das unidades pelo e-mail ouvidoriaupa@isgh.org.br ou pelos telefones (85) 3195-2721 (fixo) e (85) 98970-3417 (celular). O setor realiza a entrega de certificados de reconhecimento de excelência aos colaboradores que receberam retorno positivo dos usuários.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) realizam atendimentos de 24 horas, considerados de urgência e emergência. Ao chegar à unidade, o paciente recebe socorro médico de acordo com o seu quadro clínico, em seguida a equipe de saúde realiza o diagnóstico e avalia a necessidade de encaminhamento do paciente a um hospital.