A PretaHub realiza no dia 18/11 (sábado), em Fortaleza (CE), o primeiro evento de premiação dos artistas selecionados no edital do 1º Prêmio Pretas Potências, lançado em maio deste ano. A celebração ocorre no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a partir das 17h, e conta com apoio da Feira Negra de Fortaleza, Coletivo Negruras, Coletivo Elas de Axé, mulheres Quilombolas, Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) e Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir/CE).
O Prêmio oferece aporte de R$ 1 milhão, com o objetivo de reconhecer e potencializar artistas, coletivos e profissionais negros do setor da Economia Criativa que resistiram à paralisação de suas atividades durante a pandemia causada pela COVID-19. Ao todo, foram mais de 2.000 inscrições de trabalhos realizados entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Serão contemplados 150 iniciativas de todo o Brasil, nas categorias Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Audiovisual e Patrimônio Imaterial.
Segundo Adriana Barbosa, diretora-executiva da PretaHub e fundadora do Festival Feira Preta, a cultura negra movimenta a economia e fomenta oportunidades. “O Prêmio Pretas Potências é uma forma de reconhecer a cultura como mola propulsora de uma economia criativa. Esse é um marco no fomento de ações para profissionais no campo do empreendedorismo criativo como forma de investimento nos negócios. Todos os projetos desenvolvidos têm a perspectiva de impactar socialmente a comunidade negra”, enfatiza Adriana.
Ela reforça o importante simbolismo de realizar este evento num local que carrega o nome de Chico da Matilde, o Dragão do Mar, e mantém vivo o seu legado de resistência popular pela liberdade do povo preto. “Vim aqui participar de um evento de empreendedorismo há alguns meses e conheci as mulheres potentes da Feira Negra e do Negruras. Decidimos juntas trazer esse evento pra cá, e pra nós da Pretahub é uma grande oportunidade de somar com o cenário da Economia Criativa local, que é super rico, e também descentralizar nossas ações, estabelecendo trocas que fortalecem a todos”, completa Adriana.
Festival Afrocearensidades
A programação foi toda pensada para valorizar os empreendedores e artistas locais e conta com shows de Lorena Nunes e 6utto, discotecagem da DJ Negona e performance de Carll Souza e Nair Beatriz, da Mancuda Oficial. O evento está inserido na programação do Festival Afrocearencidades, encontro promovido pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Igualdade Racial em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará.
A premiação dos vencedores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste será realizada no dia 9 de dezembro, às 14h, no Museu das Favelas, em São Paulo. O 1º Prêmio Pretas Potências conta com a parceria do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio das empresas Mercado Livre, Banco BV, BASF e EY.
“Desde 2018, a parceria do Mercado Livre com a Preta Hub busca apoiar a transformação digital e a geração de renda para afroempreendedores e também celebrar a ancestralidade e a inventividade da cultura afro-brasileira, de forma que o apoio ao Prêmio Pretas Potências é mais um passo na construção destes imaginários e futuros possíveis”, destaca Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.
“A EY tem promovido iniciativas dentro e fora da empresa para a inclusão de pessoas autodeclaradas negras e pardas. Para isso, além de programas internos como o Black Professional Network (BPN), estabelece parcerias e apoia organizações como esse prêmio do PretaHub, por acreditar na importância da diversidade e equidade racial na esfera social e econômica do país, além de possibilitar, por meio de ações concretas, ambientes mais inovadores, inclusivos e representativos”, diz Cristiane Hilario, sócia de auditoria da EY e líder do Black Professional Network no Brasil.
Uma das patrocinadoras do projeto, a BASF apoia causas sociais que reconhecem a diversidade como um dos maiores ativos do país, além de apoiar a geração de renda de uma parcela da população historicamente marginalizada. Ivânia Palmeira, Consultora de Sustentabilidade da BASF, conta que as empresas podem contribuir com a promoção de uma sociedade mais justa. “Combater o racismo e promover a inclusão não é apenas uma escolha ética, mas também uma estratégia para assegurar um futuro mais inovador e inclusivo”.
A lista completa dos selecionados pode ser acessada no site do prêmio: https://pretaspotencias.com/blog/projetos-selecionados.
SERVIÇO:
Evento de premiação Pretas Potências:
Fortaleza/CE – 18/11
Local: Mini Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Horário: a partir das 17h
Evento gratuito sujeito à lotação.
ão Paulo/SP – 09/12
Local: Museu das Favelas
Horário: a partir das 14h
Evento fechado para convidados.