Início » PretaHub promove evento de premiação do 1° Prêmio Pretas Potências em Fortaleza (CE)

PretaHub promove evento de premiação do 1° Prêmio Pretas Potências em Fortaleza (CE)

por Vicente Araújo

A PretaHub realiza no dia 18/11 (sábado), em Fortaleza (CE), o primeiro evento de premiação dos artistas selecionados no edital do 1º Prêmio Pretas Potências, lançado em maio deste ano. A celebração ocorre no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a partir das 17h, e conta com apoio da Feira Negra de Fortaleza, Coletivo Negruras, Coletivo Elas de Axé, mulheres Quilombolas, Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) e Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir/CE).

O Prêmio oferece aporte de R$ 1 milhão, com o objetivo de  reconhecer e potencializar artistas, coletivos e profissionais negros do setor da Economia Criativa que resistiram à paralisação de suas atividades durante a pandemia causada pela COVID-19. Ao todo, foram mais de 2.000 inscrições de  trabalhos realizados entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Serão contemplados 150 iniciativas de todo o Brasil, nas categorias Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Audiovisual e Patrimônio Imaterial.

Segundo Adriana Barbosa, diretora-executiva da PretaHub e fundadora do Festival Feira Preta, a cultura negra movimenta a economia e fomenta oportunidades. “O Prêmio Pretas Potências é uma forma de reconhecer a cultura como mola propulsora de uma economia criativa. Esse é um marco no fomento de ações para profissionais no campo do empreendedorismo criativo como forma de investimento nos negócios. Todos os projetos desenvolvidos têm a perspectiva de impactar socialmente a comunidade negra”, enfatiza Adriana.

Ela reforça o importante simbolismo de realizar este evento num local que carrega o nome de Chico da Matilde, o Dragão do Mar, e mantém vivo o seu legado de resistência popular pela liberdade do povo preto. “Vim aqui participar de um evento de empreendedorismo há alguns meses e conheci as mulheres potentes da Feira Negra e do Negruras. Decidimos juntas trazer esse evento pra cá, e pra nós da Pretahub é uma grande oportunidade de somar com o cenário da Economia Criativa local, que é super rico, e também descentralizar nossas ações, estabelecendo trocas que fortalecem a todos”, completa Adriana.

Festival Afrocearensidades

A programação foi toda pensada para valorizar os empreendedores e artistas locais e conta com shows de Lorena Nunes e 6utto, discotecagem da DJ Negona e performance de Carll Souza e Nair Beatriz, da Mancuda Oficial. O evento está inserido na programação do Festival Afrocearencidades, encontro promovido pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Igualdade Racial em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará.

A premiação dos vencedores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste será realizada no dia 9 de dezembro, às 14h, no Museu das Favelas, em São Paulo. O 1º Prêmio Pretas Potências  conta com a parceria do Ministério da Cultura, por meio  da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio das empresas Mercado Livre, Banco BV, BASF e EY.

“Desde 2018, a parceria do Mercado Livre com a Preta Hub busca apoiar a transformação digital e a geração de renda para afroempreendedores e também celebrar a ancestralidade e a inventividade da cultura afro-brasileira, de forma que o apoio ao Prêmio Pretas Potências é mais um passo na construção destes imaginários e futuros possíveis”, destaca Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.

“A EY tem promovido iniciativas dentro e fora da empresa para a inclusão de pessoas autodeclaradas negras e pardas. Para isso, além de programas internos como o Black Professional Network (BPN), estabelece parcerias e apoia organizações como esse prêmio do PretaHub, por acreditar na importância da diversidade e equidade racial na esfera social e econômica do país, além de possibilitar, por meio de ações concretas, ambientes mais inovadores, inclusivos e representativos”, diz Cristiane Hilario, sócia de auditoria da EY e líder do Black Professional Network no Brasil.

Uma das patrocinadoras do projeto, a BASF apoia causas sociais que reconhecem a diversidade como um dos maiores ativos do país, além de apoiar a geração de renda de uma parcela da população historicamente marginalizada. Ivânia Palmeira, Consultora de Sustentabilidade da BASF, conta que as empresas podem contribuir com a promoção de uma sociedade mais justa. “Combater o racismo e promover a inclusão não é apenas uma escolha ética, mas também uma estratégia para assegurar um futuro mais inovador e inclusivo”.

A lista completa dos selecionados pode ser acessada no site do prêmio: https://pretaspotencias.com/blog/projetos-selecionados.

SERVIÇO:

Evento de premiação Pretas Potências:

 Fortaleza/CE – 18/11

Local: Mini Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

Horário: a partir das 17h

Evento gratuito sujeito à lotação.

ão Paulo/SP – 09/12

Local: Museu das Favelas

Horário: a partir das 14h

Evento fechado para convidados.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais