Início » Praia da Caponga, em Cascavel, recebe 15º Festival da Sardinha com competição entre Chefs e shows nacionais gratuitos

Praia da Caponga, em Cascavel, recebe 15º Festival da Sardinha com competição entre Chefs e shows nacionais gratuitos

por Vicente Araújo

O Festival da Sardinha, Gastronomia, Arte e Cultura no Litoral de Cascavel – Ceará, que será realizado na Praia da Caponga, em Cascavel, já tem data marcada para acontecer, nos dias 9, 10 e 11 de novembro. Em 2023 o tradicional festival cearense chega a sua 15ª edição, celebrando 15 anos de história dedicados a valorizar a expressividade e potencial cultural, artístico e gastronômico da comunidade local.

“O Festival da Sardinha é um momento de celebração, valorização e promoção da cultura, gastronomia e talentos. O evento, desde sua primeira edição, em 2007, vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e deixando um legado cultural duradouro para as gerações futuras”, afirmou Katiuce Rodrigues, coordenadora do evento.

Neste ano, o festival espera um público superior a 10 mil pessoas, que poderão acompanhar diversas atrações durante os três dias de programação, incluindo mostras culturais, apresentações musicais, cozinha show com chef preparando receitas especiais ao vivo e concurso de gastronomia. “O festival oferece uma experiência integrativa e confortável para toda a família”, explicou Mamede Rebouças, diretor geral do evento.

Além de promover a valorização da culinária regional, o festival tem como uma de suas principais finalidades, através de capacitações para gestores e colaboradores de empresas locais, estimular o aprimoramento dos processos produtivos, incentivando o uso de novas técnicas e elevando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas participantes do evento. Isso fortalece o setor empresarial, impulsiona a formalização dos empreendedores locais e gera oportunidades de emprego, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico da região.

“O Festival da Sardinha é uma celebração que vai além dos pratos servidos; é um retrato vivo da riqueza da Caponga. Cada edição ofereceu um mergulho no rico universo da culinária litorânea cearense, transformando a sardinha, antes subestimada, em um alimento apreciado por seus sabores distintos e valor nutricional. As atrações foram evoluindo ao longo dos anos, abrangendo desde competições culinárias até experiências de arte e música”, complementou o diretor.

Gastronomia

O Festival da Sardinha tem como atração principal a Sardinha. Serão comercializados diversos pratos preparados pelos chefs de cozinha local em uma Arena de Gastronomia. A arena é dividida em espaços para expositores do segmento de alimentação fora do lar;

participação de comerciantes de alimentação como restaurantes, barracas de praia, lanchonetes, dentre outros.

Todos os expositores da Arena de Gastronomia participarão de uma capacitação de higiene, manipulação e preparação de alimentos tendo como ingrediente principal o pescado sardinha e frutos do mar. Os expositores receberão ainda uma consultoria para montagem e apresentação dos pratos que irão concorrer no Concurso de Gastronomia.

Além disso, o festival contará com concurso de pesca, oficina e concurso de gastronomia e a Cozinha Show, estrutura de cozinha montada para apresentações de receitas ao vivo, onde a sardinha é o ingrediente principal. No concurso de gastronomia são convidados chefs aclamados e autoridades para fazer parte da mesa avaliadora em um evento que apresenta inúmeras possibilidades gastronômicas e uma programação cultural e musical.

Na Cozinha Show, a Chef Van Régia terá como desafio a incorporação do ingrediente especial à receita, o refrigerante de guaraná Kuat, oportunizando a vivência de experiências gastronômicas únicas pelos turistas, visitantes e munícipes participantes do evento.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais