Início » Pesquisa aponta que 90% dos devotos recomendam Romaria de Canindé

Pesquisa aponta que 90% dos devotos recomendam Romaria de Canindé

por Vicente Araújo

Uma pesquisa realizada durante a tradicional Romaria de São Francisco de Assis, em Canindé, revelou que 91,29% dos devotos recomendam o evento. A pesquisa foi conduzida pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) em colaboração com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé.

“Foram feitas mais de 40 perguntas aos romeiros, todos com o apoio da nossa secretaria e de 11 pesquisadores, alunos do curso de Turismo do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé. Perguntamos sobre o perfil do visitante, o perfil do romeiro, de onde ele vem, quais locais visitou, a motivação da viagem, quantas vezes já veio, tempo médio, o meio de transporte que ele utilizou para chegar no Ceará, para os que vieram de outros estados, e como chegou a Canindé”, detalhou Socorro Bastos, secretaria municipal de Turismo.

A romaria, que atrai um grande público todos os anos, figura entre as mais importantes do calendário religioso nacional. A pesquisa demonstrou que os cearenses representam a maioria dos visitantes, com 47,18%, seguidos pelos piauienses (21,31%), maranhenses (10,56%) e pernambucanos (5,46%).

Dos participantes entrevistados, cerca de 20% revelaram que essa foi sua primeira visita à romaria em 2023, enquanto 80% afirmaram que frequentam Canindé todos os anos.

A religiosidade foi apontada como a principal motivação para a viagem, indicada por 61,52% dos entrevistados, enquanto aproximadamente 23,41% mencionaram que a influência de parentes ou amigos foi decisiva nesse aspecto.

Quanto aos meios de transporte, a pesquisa da Setur-CE revelou que o ônibus foi o mais utilizado, por 66,20% dos entrevistados, seguido por carros (19,20%), vans (7,40%) e motocicletas (6,40%).

A média de permanência dos romeiros em Canindé foi de três dias, e durante esse período, os visitantes gastaram, em média, R$ 611,34. A maior parcela desse valor foi destinada à hospedagem, seguida por alimentação, transporte, entretenimento e compras.

Quanto aos pontos turísticos mais visitados, a Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé liderou a lista, com cerca de 90,20% dos romeiros entrevistados declarando ter visitado o local. Em seguida, apareceram a Estátua de São Francisco (73,70%), a Praça dos Romeiros (61%), e o Zoológico (59,20%). A Casa de Milagres (55,90%), o Museu Regional São Francisco (42,50%), e a Via Sacra e Igreja do Cristo Rei (23%) também atraíram os devotos.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais