Início » Percurso Cultural da Secult Ceará destaca aniversários de equipamentos culturais durante o mês de março

Percurso Cultural da Secult Ceará destaca aniversários de equipamentos culturais durante o mês de março

por Vicente Araújo

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) lança mais um Percurso Cultural pela Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), com mais de 20 ações em Fortaleza e em Quixadá. Além da programação habitual, o mês de março vem recheado de comemorações, em celebração aos aniversários de importantes espaços culturais. São eles: a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, inaugurada na data em que também é feriado de Data Magna, 25 de março; o emblemático Cineteatro São Luiz que celebra seus 66 anos de existência no dia seguinte, 26 de março.

 

Ainda este mês, Estação das Artes e Mercado AlimentaCE festejam a data de inauguração no dia 30 de março. Já o Museu da Imagem e do Som celebra sua reabertura no dia 31, fechando o mês.

 

Dando início às celebrações nesta semana, de terça-feira (19) a domingo (24), destacam-se atividades em menção aos 100 anos do Cinema Cearense, que ocorrem no Cineteatro São Luiz e no Museu da Imagem e do Som;  os 157 anos da Biblioteca Pública Estadual do Ceará com Primeiro Seminário sobre infâncias leitoras e série de atrações artísticas; além da continuidade das apresentações da 11ª Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI 11), em diferentes linguagens e equipamentos da Rece. Ainda na programação do mês da mulher, a Casa de Saberes Cego Aderaldo recebe Mestra Ana da Rabeca; tributo a Rita e Gal Costa com Joyce Custódio, dentre outras atividades.

 

O Percurso inicia com bons filmes neste feriado de terça-feira (19). Às 16h, no Cinema do Dragão, a sessão é do indicado ao Oscar, “Dias Perfeitos” de Win Wenders, com classificação indicativa de 12 anos. Às 19h, o Cineteatro São Luiz recebe a pré-estreia do filme “Saudosa Maloca”, que traz o cearense Gero Camilo em seu elenco, tendo como enredo as histórias contadas e cantadas pelo poeta Adoniran Barbosa, em uma mesa de bar.

Literatura, teatro e música movimentam a quarta-feira (20). Às 10h, tem ciclo de leitura do Audiolivro “A Grande Fábrica de Palavras” na Biblioteca Cristina Poeta do Centro Cultural Bom Jardim, aberto ao público. Às 17h, o grupo Barracons ocupa a calçada do Theatro José de Alencar com o espetáculo “A Brava Jornada”, gratuito e livre para todas as idades. A noite encerra às 20h com muita cultura popular no show “Torrado de Rabeca” no Hub Porto Dragão, em programação da MOPI 11; gratuita, livre e acessível em libras.

 

Na quinta-feira (21), a partir das 15h, o convite é para mergulhar nas artes visuais com a Oficina Nascedouros: O peixe vai até o mar, na Pinacoteca do Ceará, para público com mais de 14 anos. Logo em seguida, tem sessão de filme celebrativa aos 100 anos do Cinema Cearense e 66 anos do Cineteatro São Luiz, com exibição do clássico “Garrincha, a Alegria do Povo”. A programação inicia desde terça (19) e conta com acervo da produtora L.C. Barreto em mostra especial de 60 Anos de Cinema Brasileiro.

 

A rota do fim de semana em Fortaleza começa na sexta-feira (22), às 15h, no Centro Cultural Bom Jardim, com a contação de histórias “Na lagoa do jacaré Lilico não pode jogar lixo”, com Grupo Calu Maravilha. A partir das 17h inicia programação de aniversário da Biblioteca Pública Estadual do Ceará, com 7ª Quadra Literária, feirinha Gastronômica e de Artesanato, performance “As Peripécias do Bode Ioiô” e muita música com Coral da Bece,
Coco de Praia do Iguape, forrozinho com o Baile da Gabriela Mendes e Batuque de Mulher.

E às 20h, ainda dá tempo de conferir o show no Teatro do Dragão do Mar, “Um corpo cheio de som: canções que navegam nas águas do tempo”, com a presença da tutora Juliana Linhares. O evento faz parte da MOPI11, é gratuito, livre e acessível em Libras.

Ainda na sexta-feira (22), no sertão central cearense, em Quixadá, a Casa de Saberes Cego Aderaldo conta com vasta programação dentro do “II Arte Feminina – Mulheres Tecendo Histórias. Das 17h às 20h, o espaço realiza PedaLaça Mulher!; Bodega Feminina; shows com Ana da Rabeca (Mestra da Cultura) e Grupo Maria Bonita; encerrando com tributo a Rita e Gal Costa interpretado pela cantora Joyce Custódio. A programação contará com a presença da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

As ações especiais de aniversário da Bece continuam no sábado (23), a partir das 10h, com o seminário que traz como tema “Infâncias Leitoras: Crianças lêem palavras e…o mundo todo. Como escutá-las?”. Daniel Munduruku, Eliana Yunes, Karen Accioly, Fabiano Piúba, Luisa Cela, Emídio Sanderson, Edneia Quinto (Tutti), dentre outros convidados participam do evento. Às 18h, além das exposições em funcionamento normal, o Museu da Imagem e do Som recebe show com “Batuque de Mulher”. Mais tarde, às 20h, tem Dj Nego Gallo agitando o Complexo Cultural Estação das Artes, para público maior de 18 anos.

No domingo (24) o encontro já é certo na Estação das Artes, a partir das 10h, com pintura infantil utilizando gravura com carimbos. Às 15h, o roteiro segue para a Bece, com a contação de histórias “Corre, corre, Tremembé!”, por Flávia Cavalcante. Às 18h, tem o imperdível show “Todo mundo vai saber”, de Amelinha, no Cineteatro São Luiz, com venda antecipada pelo Sympla.

Mais informações sobre essas e outras atividades estão disponíveis no site da Secult Ceará (www.secult.ce.gov.br).

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais