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Pacote de ações para qualificação da José Avelino inclui capacitação de empreendedores, coleta seletiva de materiais recicláveis, limpeza e sinalização do espaço

por Vicente Araújo

O Polo de Moda José Avelino, importante centro popular de compras de Fortaleza, receberá um conjunto de ações que o tornará ainda mais competitivo e atrativo para os visitantes que diariamente frequentam o local. Entre as ações anunciadas nesta terça-feira, dia 06, estão a implementação do Reciclo, serviço de coleta de materiais recicláveis, limpeza geral após o horário de encerramento e a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para vendas de produtos. O polo também receberá uma Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico, que levará serviços para os trabalhadores e empreendedores do comércio, além de placas sinalizando o espaço como “Polo de Compras”.

Conhecido pela grande variedade de comércios de venda de roupas a preços acessíveis, especialmente de moda feminina, o local atrai muitos compradores, incluindo revendedores de todo o Brasil, devido à diversidade de produtos oferecidos e aos preços competitivos. É um mercado popular tanto para consumidores finais quanto para comerciantes que buscam roupas em grande quantidade a preços de atacado e que, aos finais de semana, funciona inclusive na parte noturna.

Caminhão de serviços ao empreendedor

No mês de agosto, a Prefeitura de Fortaleza vai disponibilizar a unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico que, mensalmente, vai percorrer os bairros da cidade. A unidade ofertará, em dias programados, serviços voltados para os empreendedores e trabalhadores da Rua José Avelino. O atendimento será de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h, no estacionamento do Mercado Central.

No local, a população terá à disposição ações de formalização de negócios, capacitações, consultorias, atendimento ao empreendedor e ao empregador, orientação profissional, busca por vagas de emprego, por meio do Sine Municipal; e acesso a crédito orientado, por meio do Programa Nossas Guerreiras. Além disso, os técnicos da SDE Fortaleza estarão disponíveis para elaboração e emissão da declaração anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) e informações sobre os programas de qualificação profissional como Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro.

Coleta seletiva

No plano de higienização local, será disponibilizado agentes do projeto Reciclo, que operarão no entorno com triciclos fazendo a coleta seletiva de lixo. A iniciativa opera em conjunto com os Ecopontos, onde os materiais são entregues para serem reaproveitados e reutilizados. Por ser um local com um grande e intenso fluxo de pessoas e veículos diariamente, as ações de limpeza e higienização serão reforçadas, bem como será realizado um trabalho de conscientização dos lojistas para que realizem a correta separação dos materiais sólidos, com o objetivo de manter o ambiente limpo e em condições adequadas para os visitantes. “A nossa ideia é ter um ou dois catadores do Reciclo exclusivos para a José Avelino. Então, teremos uma pessoa passando o dia inteiro na rua, rodando e pedindo para os lojistas os recicláveis deles”, explica Isabela Castro, coordenadora da Secretaria de Conservação do Munícipio de Fortaleza, ao falar sobre a importância de conseguir fazer o trabalho de conscientização e de educação ambiental com os lojistas para que contribuam para um ambiente mais saudável.

Turismo de compras

As ações têm como objetivo também a qualificação do Polo de Moda José Avelino, promovendo o chamado turismo de compras, com foco em atrair ainda mais visitantes de outras cidades e estados da região Nordeste e de outras regiões também. “Nós achamos por bem nos movimentar nesse sentido de buscar dar realmente todo o apoio para que a José Avelino e o entorno voltem a ser o que eram antes, bem movimentados, bem intensos, inclusive explorando o turismo de compras, que é muito importante nesse processo da José Avelino”, complementa Assis Cavalcante, presidente da CDL.

 

Dados de uma recente pesquisa desenvolvida pelo Observatório do Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza, mostraram que, entre novembro e dezembro do ano passado, quase 80 mil pessoas passaram pela região, das quais 79,2% afirmaram que a principal motivação para visitar o polo é a realização de compras. No período pesquisado, o gasto médio com compras nos estabelecimentos foi de R$ 4.737,26. Já o gasto total diário ficou em uma média de R$ 1.785,42.

 Para acessar a pesquisa completa acesse o link: https://bit.ly/4eQGn8p

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