Início » Oncologia do HRVJ completa seis meses com mais de mil atendimentos

Oncologia do HRVJ completa seis meses com mais de mil atendimentos

por Vicente Araújo

Nesta quarta-feira (27), o serviço de oncologia do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte, completa seis meses de inauguração, ultrapassando a marca dos mil atendimentos. Ao todo, foram atendidos 1.217 pacientes no ambulatório da oncologia, além de realizadas 198 quimioterapias, 108 cirurgias oncológicas e 172 análises histopatológicas, até fevereiro de 2024.

O serviço faz parte da regionalização do tratamento contra o câncer, sendo o primeiro do interior implantado pela Sesa. O setor trata diversos tipos de câncer da população das regiões do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central, incluindo oncologia clínica, quimioterapia, cirurgias, radioterapia, biópsias, hormonioterapia, atendimento multiprofissional, além de exames laboratoriais e de imagem.

“HRVJ foi o primeiro (hospital regional) em que inauguramos oncologia, já tivemos mais de 1.200 atendimentos. Posso dizer para vocês que no Vale do Jaguaribe nós não temos fila no serviço de oncologia. E nós queremos levar pro Ceará inteiro. Já falei com o deputado Eduardo Bismarck sobre a garantia do recurso (mais de 130 milhões) das emendas parlamentares para levar oncologia para o Ceará inteiro. Quero parabenizar os profissionais da Sesa, o HRVJ. Pacientes que vinham para Fortaleza já não vêm mais”, declarou o governador Elmano de Freitas em sua live semanal de bate-papo com a população.

A diretora administrativa da unidade, Sabrina Becker, ressalta que a implantação do serviço especializado em oncologia no interior traz uma maior agilidade no diagnóstico e no tratamento da doença, fundamentais para salvar vidas. “Beneficiar mais de mil pacientes, desde a inauguração da oncologia, demonstra que o propósito de cuidar das pessoas mais perto de suas casas, está sendo alcançado. O Hospital Regional Vale do Jaguaribe continuará trabalhando em busca de proporcionar resultados cada vez mais excelentes para a população”, comemora.

O setor conta com atendimento de profissionais especializados nas diversas áreas da oncologia, que inclui cabeça e pescoço, mastologia, urologia, abdómen, ginecologia, oncologia clínica, dentre outros.

A coordenadora de enfermagem, Janaina Martins, afirma que o marco revela o fortalecimento do processo de regionalização, trazendo atendimento médico especializado, juntamente com a equipe multiprofissional, com foco no paciente, promovendo um atendimento humanizado e qualificado.

“Ofertamos diversos tipos de exames para diagnóstico e acompanhamento da doença, bem como várias opções de tratamento que incluem hormonioterapia, iodoterapia, quimioterapia, radioterapia, cirurgia oncológica e terapia de suporte. Continuamos no processo de melhoria constante buscando oferecer um serviço oncológico de excelência para a população da região”, diz.

A primeira cirurgia oncológica e o tratamento quimioterápico iniciaram em outubro de 2023, entretanto, desde a inauguração já eram feitos atendimentos ambulatoriais de triagem e multidisciplinar relacionados à oncologia. O primeiro paciente a finalizar o tratamento de quimioterapia foi o mecânico Alvaci Nogueira, 68, do município de Aracati. Já a primeira intervenção cirúrgica foi uma mastectomia unilateral radical.

“Eu estou muito feliz com essa minha nova fase. Todos aqui na cidade que me perguntam como é o hospital, eu digo que é de primeira qualidade. O atendimento é ótimo e os profissionais são muito atenciosos e cuidadosos com os pacientes”, ressaltou Alvaci.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais