Início » Número de negativados no Ceará atinge a menor taxa no ano, segundo FCDL CE e SPC Brasil

Número de negativados no Ceará atinge a menor taxa no ano, segundo FCDL CE e SPC Brasil

por Vicente Araújo

Um levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL CE) e do SPC Brasil mostrou  que o número de consumidores negativados no Ceará atingiu a menor taxa do ano ao registrar um crescimento de 1,5% em novembro de 2023. Isso representa uma forte desaceleração do avanço do número de negativados no Ceará, que chegou a ter um crescimento de 19,2% na comparação entre agosto de 2023 e agosto de 2022. O ritmo de crescimento observado em novembro no Estado ficou abaixo do registrado na média nacional (3,6%). Os dados estão presentes na última edição do Radar do Varejo Cearense, publicação mensal da FCDL.

Já na comparação mensal, isto é, entre novembro e outubro de 2023, o número de consumidores negativados caiu 1,0% no Ceará. Entre os negativados, 34% têm dívidas de até R$ 500,00 e o valor médio devido por cada negativado no Ceará é de R$ 4.050,00.

Dívidas em atraso

A pesquisa também aponta que o número de dívidas negativadas também desacelerou. Isso significa que elas apresentaram um ritmo de crescimento menor na comparação com os meses anteriores. Em novembro de 2023, o avanço foi de 8,7% em relação ao mesmo período do mês anterior. Já em agosto de 2023, na comparação com mesmo mês do ano de 2022, o avanço registrado foi bem maior, ficando na marca dos 27%. Na comparação mensal, isto é, entre novembro e outubro de 2023, observou-se um recuo de 0,7% no número de dívidas no estado.

A análise dos dados por setor credor mostra que mais da metade (59,1%) das dívidas do Estado têm como contrapartida o setor bancário. Em seguida, aparece Água e Luz (18,3%) e o comércio (9,3%). Por fim, a pesquisa mostrou que as consultas a pessoas físicas cresceram no acumulado dos últimos 12 meses até novembro de 2023. O avanço foi de 2,1%.

Em novembro, o Nordeste registrou crescimento de 3,5%. A abertura dos dados por gênero mostra que as mulheres representam cerca de 66,2% do número de Pessoas Físicas consultadas no Ceará. Ainda em relação a este período, do total de consumidores consultados, 12,2% estavam com o nome negativado.

O Radar do Varejo Cearense é uma publicação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará que reúne os principais dados da economia estadual. A ideia, conforme o presidente da FCDL CE, Freitas Cordeiro, é reunir e analisar indicadores relevantes para que empresários do setor varejista possam balizar suas ações embasadas em fontes dignas de credibilidade.

Radar do Varejo Cearense: https://bit.ly/3RLCerE

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais