A obra do novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), localizado no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, está com 98% dos serviços finalizados, conforme medição da Superintendência de Obras Públicas (SOP). O investimento foi mais de R$ 3 milhões, com recursos do Tesouro Estadual. O governador Elmano de Freitas visitou o local nesta segunda-feira (22), acompanhado do comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto; e do secretário-executivo da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Alzir Chaves; entre outras autoridades.
A nova unidade foi erguida onde ficava localizado o Edifício Andrea, que desabou em 15 de Outubro de 2019, vitimando fatalmente nove pessoas. A operação de resgate foi comandada pelo CBMCE e durou 103 horas, encerrando no dia 19 de Outubro. Ao todo, 350 profissionais da Segurança Pública atuaram nas ações que resultaram no resgate de sete pessoas com vida.
“Tivemos o trabalho heroico do Corpo de Bombeiros Militar, com o apoio de centenas de voluntários que vieram até aqui. Tomou-se a decisão de fazer nesse local uma Companhia de Bombeiros especializada no combate a incêndios. Esta decisão será muito importante para toda a região”, afirmou o governador Elmano de Freitas durante a visita.
O quartel 15 de Outubro (2ª Companhia dos Bombeiros Militar do Ceará) vai reforçar e dar mais agilidade ao trabalho das equipes nos bairros Dionísio Torres, Aldeota, Meireles, Varjota, Cocó, Guararapes e localidades adjacentes.
Segundo o comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, a localização é fundamental para o trabalho de prevenção e combate a incêndios na região. “Vamos chegar com mais rapidez e os bombeiros vão trabalhar com mais eficiência. Não teremos barulho intenso de viaturas e sirene, que será mais compacta. Vamos trabalhar junto à comunidade com prevenção, realizando palestras e outras atividades em escolas e empresas”, exemplifica Barreto.