Início » Nesta quarta-feira (07/08): Lançamento do documentário “Mestras” acontece em Meruoca

Nesta quarta-feira (07/08): Lançamento do documentário “Mestras” acontece em Meruoca

por Vicente Araújo

O longa-metragem cearense “Mestras” estreia nesta quarta-feira (07/08), em Meruoca, com exibição aberta ao público no Auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), às 14h. O documentário, que enfoca os saberes e fazeres de cinco Mestras da Cultura do Ceará, também será exibido esse mês em Umari, Canindé e Limoeiro do Norte, municípios onde aconteceram as filmagens.

 

“Mestras” foi realizado pela RDT em parceria com a Narrativa Filmes, tem direção de Ana Patrícia dos Santos, roteiro de Renata Marques e produção de Ronis Tomaz. Contou com o envolvimento de cerca de 25 profissionais cearenses em sua produção, montagem e finalização, sendo a maioria da Região Norte do Estado.

O filme foi contemplado com o XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), e sua distribuição é garantida por meio da Lei Paulo Gustavo, através do Edital de apoio ao Audiovisual Cearense – Difusão, Formação e Pesquisa.

 

As Mestras e a preservação da cultura popular tradicional

 

O filme tem duração de 1h16 e propõe um mergulho na vida de cinco notáveis mulheres, guardiãs da riqueza cultural do Ceará. Da música à dança, da vaquejada ao artesanato, as personagens complexas e profundas desafiam estereótipos e obstáculos, mantendo vivas as tradições em suas comunidades. O documentário retrata saberes e fazeres das Mestras Lúcia (louceira), Raimundinha (renda de bilro), Expedita (dança de São Gonçalo), Dina Vaqueira (vaqueira e cantora de aboio) e Ana da Rabeca (musicista e tocadora de rabeca).

 

Para seleção das Mestras que iriam compor o grupo de personagens, a produção da obra prezou pela diversificação nas atividades, buscando ainda contemplar regiões distintas do Estado. Sobre o tema principal do filme, a diretora defende que “é fundamental para valorizar e preservar a diversidade cultural do Ceará, bem como para reconhecer o papel essencial das mulheres na transmissão e perpetuação das tradições locais. Em se tratando de um mundo misógino e machista, esse ganha uma relevância ainda maior, por destacar as Mestras e sua importância, ressaltando a força, resiliência e expertise cultural dessas mulheres, contribuindo para um maior reconhecimento de seu trabalho e legado”.

 

Serviço

Estreia do filme “Mestras” – Meruoca

Data: 07/08 (quarta-feira)

Horário: 14h

Local: Auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Praça Caetano Marques, S/N – Centro, Meruoca – CE.

Aberta ao público

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais