Início » MPCE recebe mais de 30 denúncias durante eleição do Conselho Tutelar

MPCE recebe mais de 30 denúncias durante eleição do Conselho Tutelar

por Vicente Araújo

O Ministério Público do Ceará (MPCE) abriu mais de 30 processos para investigação de denúncias referentes à eleição para o Conselho Tutelar em Fortaleza, realizada no último domingo 1º de outubro. Entre as acusações estão boca de urna, propaganda irregular, apoio político e abuso de poder religioso.

As denúncias devem ser encaminhadas para a Comissão Especial do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares de Fortaleza, que irá avaliar cada processo, respeitando o direito de ampla defesa dos acusados. Caso uma denúncia comprovada esteja ligada a um conselheiro eleito, a candidatura pode ser cassada. O levantamento com todas as denúncias no Ceará deverá ser divulgado ao longo da semana pelo MPCE.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica), Raimundo Gomes de Matos, explicou ao O POVO, que no dia da eleição o candidato não podia, por exemplo “promover café da manhã, almoço, conseguir três vans para levar os eleitores [ao local de votação]”.

Ainda de acordo com a presidente da Comissão Especial da Comdica, Lara Picanço, as etapas para a escolha dos novos conselheiros tutelares foram “muito tranquilas”, com alguns pré-candidatos indeferidos na prova objetiva e na análise de títulos.

A eleição

Fortaleza elegeu 60 conselheiros titulares e 60 suplentes. Os novos conselheiros irão passar por uma etapa de capacitação e devem tomar posse no dia 10 de janeiro de 2024. O mandato é até 2028.

O dia da eleição foi marcado por alto comparecimento e reclamações de longas filas e falta de mesários. Na região do Bom Jardim foi necessário a reinicialização de urnas. A apuração dos votos foi realizada no ginásio Paulo Sarasate e o resultado lido por Lara Picanço, presidente da Comissão Especial.

Fonte: O Povo online

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais