Início » Mostra de Artes Cênicas chega a sua terceira edição entre os dias 3 e 5 de maio, no Teatro Morro do Ouro e na Praça Mestre Boca Rica, ambos Theatro José de Alencar (TJA)

Mostra de Artes Cênicas chega a sua terceira edição entre os dias 3 e 5 de maio, no Teatro Morro do Ouro e na Praça Mestre Boca Rica, ambos Theatro José de Alencar (TJA)

por Vicente Araújo

A CUIA: Mostra de Artes Cênicas é um espaço destinado a artistas e pesquisadores que com interesse em compartilhar seus processos de criação através das linguagens em Circo, Dança, Teatro e Performance. Nesta terceira edição, que acontece entre os dias 3 e 5 de maio, no Teatro Morro do Ouro e na Praça Mestre Boca Rica, ambos no Theatro José de Alencar (TJA), a CUIA chega com um formato híbrido, resultado da soma das primeiras edições. A programação conta com espetáculos seguidos de rodas de conversas presenciais, além de bate-papo virtual sobre Produção Cultural, com intuito de dar continuidade a ações de fomento artístico cultural que movimentam a Economia da Cultura, alcançando públicos além da capital cearense. A programação é gratuita.

Mantendo seu caráter descentralizado, a CUIA reúne artistas e produtores da capital como do interior do Ceará, como Aquiraz, Maracanaú, Russas e Tururu. Todos se apresentam no Teatro Morro de Ouro. Paralelamente aos espetáculos, o público ainda poderá aproveitar a Feira Cultural na Praça Mestre Boca Rica, com participação do Balaio Brechó, Pratinho da Jajá, com comidas e bebidas e Napahla, com acessórios artísticos autorais.

Nomes como Ayrton Pessoa Bob, Ivina Passos, Monique Cardoso e Rodrigo Ferreira (Mulher Barbada) estão entre os facilitadores das ações formativas. No dia 4 de maio, sábado, das 18h às 21h, acontece a exibição das obras artísticas “Alma Sebosa”, de Dela Felina (Fortaleza-CE), “PINTOSAS”, de Jessi Almeida e Anderson Vieira (Aquiraz-CE), e “Pituca vai à praia”, de Angélica Gadelha (Maracanaú-CE).

“O elemento “cuia” tem o significado de desdobramento, mistura, transformação, suporte, apoio do beber, do comer e da sonoridade. Trata-se de um elemento significativo para nossa cultura cearense”, explicam os produtores Aline Monteiro e Icaro Limas. Realizada por um grupo de artistas de Fortaleza (CE) desde 2019, a CUIA é feita a partir da perspectiva de quem produz, de onde e o que está sendo produzido na atual cena nordestina. Seu objetivo é convocar os mais diversificados projetos que estão atualmente trabalhando para a construção sobre formas possíveis do olhar artístico.

SOBRE A CUIA: MOSTRA DE ARTES CÊNICAS – Com a primeira edição realizada em outubro de 2019, a Mostra ocupou dois espaços distintos: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno e Pirarucu – espaço de invenção. Foram cinco dias de programação, 20 espetáculos de curta duração via convocatória e dois grupos convidados. Com rodas de conversas sobre processos criativos, vivências em produção cultural com presença de mulheres produtoras e apresentações artísticas, a ação contou com artistas de Fortaleza, Maracanaú, Cascavel, Caucaia e Itapipoca.

Sua segunda edição em 2021 ocorreu em formato virtual, devido ao cenário da COVID-19. Com três dias de programação, nove espetáculos de curta duração com troca de experiência entre público e artistas seguiram acontecendo, bem como as demais programações. Com o formato remoto, houve a chance de alcançar públicos além do Ceará.

SERVIÇO
CUIA: Mostra de Artes Cênicas
3, 4 e 5 de maio de 2024
Programação de 8h às 21h disponível em @cuiamostradeartescenicas
no Teatro do Morro do Ouro, anexo ao Theatro José de Alencar
Gratuito e aberto ao público

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais