Início » Medicamentos à base de cannabis ganham cada vez mais espaço nas farmácias brasileiras

Medicamentos à base de cannabis ganham cada vez mais espaço nas farmácias brasileiras

por Vicente Araújo

O acesso a medicamentos à base de cannabis tem avançado de forma significativa no Brasil. Desde 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou 45 medicamentos e produtos derivados da cannabis medicinal, consolidando uma nova era no cuidado com a saúde e no tratamento de diversas condições clínicas.

Nos últimos dois anos, o número de produtos aprovados cresceu 76%, com a inclusão de 25 novos itens nas prateleiras das farmácias em 2022 e outros 19 já autorizados em 2024. O mais recente aval da Anvisa foi concedido no início deste ano. Os dados são do portal Metrópoles.

Os medicamentos à base de cannabis têm sido utilizados no tratamento de quadros como epilepsia refratária, dores crônicas, esclerose múltipla, autismo, entre outras condições de difícil controle com terapias convencionais. Com o respaldo regulatório e crescente aceitação no meio médico, esses produtos se tornam cada vez mais acessíveis à população.

Apesar dos avanços, a regulamentação da cannabis no Brasil ainda enfrenta barreiras políticas, jurídicas e econômicas. A falta de uma norma robusta, os altos custos e a produção nacional limitada dificultam o acesso aos medicamentos. Mesmo com um mercado potencial de 20 milhões de pacientes, apenas 560 mil estão em tratamento, devido aos preços elevados e à baixa oferta.

“A liberação de novos medicamentos à base de cannabis é um avanço importante, mas ainda enfrentamos obstáculos que dificultam o acesso da população. A ausência de uma regulação mais clara e o alto custo desses produtos acabam comprometendo a chegada rápida desses tratamentos inovadores ao consumidor final”, destaca Maurício Filizola, presidente da Rede de Farmácias Santa Branca e diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais