Após uma sequência de shows na Rússia e em Portugal, o cantor, compositor e instrumentista Matu Miranda retorna a Fortaleza para show inédito de lançamento do seu novo álbum, intitulado “Matutando”. O show acontece no dia 20 de setembro (sexta-feira), às 19h30, no Theatro José de Alencar.
Considerado por muitos como a nova voz da música brasileira, Matu chega na capital cearense acompanhado de Vinícius Matos (bateria), Nonato Lima (acordeon), Lucas Arruda (baixo), onde o cantor apresenta seu universo e as composições de seu novo trabalho, além de releituras de obras que fazem parte de sua trajetória musical.
Morando atualmente no Rio de Janeiro, Matu nasceu no Mato Grosso do Sul e morou por muitos anos em Fortaleza, tendo um carinho intenso pela cidade e dando grandes contribuições à cena musical cearense, em shows, gravações de especiais e saraus. “Foi aqui em Fortaleza que iniciei minha trajetória como músico, cantor e compositor. Fiz excelentes amigos e parceiros de som que me acompanham até hoje. É uma honra enorme poder celebrar este lançamento nesta terra tão maravilhosa”, conta Matu.
Conheça o novo álbum “Matutando”
Matutando, primeiro disco do artista sul-matogrossense Matu Miranda, é fruto de 3 anos de composições gravadas por várias partes do Brasil, no período em que o artista dividiu sua moradia entre Fortaleza e Rio de Janeiro.
Matutando, do verbo MATUTAR que significa “pensar demoradamente sobre algo, meditar, refletir”. O trabalho reflete o crescimento do cantor enquanto compositor, seus estudos e experimentações, desde a sua passagem pelo The Voice em 2023, às trocas e aprendizados advindos dos seus anos de vivências musicais.
As canções refletem diferentes momentos e sonoridades que perpassam o universo criativo de Matu que, durante o período de pandemia, acabou ficando nômade, viajando entre estados e se hospedando na casa de amigos e familiares. Neste período pode vivenciar trocas e parcerias com artistas de muitos lugares. Este contexto de impermanência se reflete no repertório do disco que é diverso, pois cada canção de alguma forma é um universo em si, desde a produção, a estética/gênero das canções até a instrumentação e os músicos participantes.
Cada faixa tem vida própria no que diz respeito à sonoridade, mas existe uma liga poética muito forte entre as canções, que se traduz na jornada de um jovem adulto que busca manter vivo o olhar da sua criança interior em relação ao mundo, observando o cotidiano, o ordinário, e o reinventando a partir da poesia e da brincadeira com o sentido das palavras e suas possibilidades. Sempre buscando lidar com a dor e o sofrimento a partir dessa ótica da criança que brinca e a dor passa.
Este trabalho possui um viés de estudo pela linguagem jazzística que permeia a música brasileira. Em todas as faixas, Matu explora melismas e arranjos vocais, trazendo a voz como um instrumento autônomo, onde se é livre para improvisar.
O álbum é composto por 10 músicas, sendo que 6 delas foram lançadas como single: AGORA feat. Michael Pipoquinha; ESTANCO; Lagrimar; Reluzia feat. Arismar do Espírito Santo; Lunar; e o último single RENOVA com ilustre participação de Lenine, lançado em 30 de agosto.
O disco será lançado em todas as plataformas digitais em 20 de setembro e, no mesmo dia, Matu fará o show de lançamento em Fortaleza, terra onde Matu deu os primeiros passos da sua carreira e se desenvolveu como artista. O show será no histórico palco do Theatro José de Alencar.
A turnê de lançamento e divulgação do álbum terá início em Outubro pela Europa, passando por 5 diferentes países, com shows em Lisboa, Barcelona, Paris, Munique, Amsterdam e Rotterdam, depois retornando ao Brasil, com show de lançamento no Rio de Janeiro.