A sétima edição da Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF), considerada umas das principais feiras do setor de rochas ornamentais do país, trará profissionais de renome internacional ao Ceará, entre eles o biólogo brasileiro Matheus Haddad, referência em economia da biodiversidade e valor da natureza, e o alemão Peter Becker, editor-chefe da revista internacional “Stone-Ideas.com”, publicação voltada a profissionais de design, arquitetura e gestão, que é publicada em cinco línguas.
Matheus Haddad fará sua palestra “ESG na Mineração: Moda ou oportunidade”, no dia 10 de novembro, às 16h, sobre os desafios atuais da sustentabilidade moderna na mineração. “É importante entender que a mineração é fundamental nos dias atuais e pode ser peça chave no desenvolvimento sustentável ”, enfatiza o biólogo, que é gerente de ESG da Seteg, com pós-graduação em serviços ecossistêmicos pela Universidade de Dresden (Alemanha) e especialização em economia ambiental pela Universidade de Wageningen (Holanda).
Já o alemão Peter Becker, uma das principais referências da pedra natural em todo o mundo, irá participar do 4º Fórum IBRO – Instituto Brasileiro de Rochas Ornamentais, que acontece no dia 9 de novembro, a partir de 15h20, durante a FBSF, com o tema “Pensando o setor em 2068”. Em sua participação, Peter Becker mostrará onde estão as oportunidades especiais para as empresas brasileiras de rochas ornamentais no mercado doméstico. “Estão surgindo muitas oportunidades para novos produtos de rochas. Construções sólidas com elementos de pedra já renderam exemplos surpreendentes na França, Alemanha, Espanha e Itália. As rochas estão atraindo o interesse de arquitetos e pesquisadores universitários porque produzem edifícios com baixa emissão de carbono”, destaca Peter.
Também estão confirmados na Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF), Tales Machado, presidente do Centro dos Exportadores do Brasil; Álvaro Abreu, idealizador da Cachoeira Stone Fair e do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (CETEMAG); e a arquiteta Miriam Runge.
A Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF) acontecerá entre os dias 8 e 10 de novembro, no Centro de Eventos, com entrada gratuita. O evento vai apresentar as principais novidades do setor de rochas ornamentais, mostrando todo potencial da cadeia produtiva de mármores e granitos cearenses, aumentando a sinergia entre arquitetos, engenheiros, construtores, decoradores e designers, principalmente. “Vamos mostrar para o mundo as belezas das rochas cearenses e fomentar ainda mais a economia local. O Ceará é o terceiro maior exportador de rochas ornamentais do Brasil, com cerca de R$200 milhões (US$40 milhões) exportados em 2022”, destaca Carlos Rubens Alencar, presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran).