O show “Negrazúmbida” revela segredos com distorções orgânicas e zumbidos tecno ancestrais, numa encruza poderosa entre música eletrônica, afro-brasileira e experimental. Nesse espetáculo musical, KAYA envolve o público através de sonoridades e visualidades na convergência das técnicas coletivas de confecção de instrumentos musicais não convencionais, figurino, cenografia, projeções e iluminação cênica. O show surge da alquimia de sons do cotidiano, as músicas contam memórias, sensações e ruídos das percepções do que existe entre corpo e território, contemporaneidade e ancestralidade a partir da pesquisa sonora no território da Sapiranga, em Fortaleza.
Nascida na Sapiranga, bairro em Fortaleza, KAYA é uma orgulhosa articuladora de sua própria “ZÁREA”. Suas produções e sonoridades possuem referência da música experimental eletrônica, vocal, R&B, jazz e rock. É artista afro confluente não binarie (ela/elu) contra colonial especialista em sonorização, técnico de som e transita entre visualidades, eletroeletrônica e marcenaria. Atua na produção cultural, criação de trilha sonoras para audiovisual, dança, performance, aparição e teatro, além de arte educação nos segmentos da técnica vocal e produção musical.
Atualmente, circula com o espetáculo musical autoral “Negrazúmbida” composta por uma equipe ampla de pessoas dissidentes e periféricas, onde continua sua pesquisa na criação de instrumentos e instalações que ressoam de formas não convencionais, para gerar novas texturas sonoras nas relações entre som, paisagem sonora e organicidade, ampliando a percepção sonora no contexto contemporâneo para contribuir com a conscientização ambiental.
KAYA possui uma vasta experiência na área de cultura e arte. CEO da plataforma criativa Preta Sonora, promove um movimento de retomada na linguagem da música. Na área de gestão, passou por alguns equipamentos públicos na cidade de Fortaleza. No ano de 2023, foi produtora cultural no Cineteatro São Luiz; em 2021/2022 coordenou o Programa de Música no Centro Cultural Bom Jardim, onde também contribuiu como professora de Disc Jockey (DJ) em parceria com Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) e Centro Socioeducativo Bezerra de Menezes. Professora de Teclado para o curso extensivo em Música do CCBJ em parceria com a Universidade Federal do Ceará.
Ficha técnica
Voz, composição, intérprete, concepção, Direção Artística e Técnico de som: KAYA; Backing vocal: Luci Ferri; Guitarrista: Gabriel Marquez; VJ: Durango; Iluminotécnico: Marcelino; Figurinista: Amorfas; Cenografia: Coletiva; Diretora audiovisual: Imani; Comunicação: Livia Saboia e Ionara Sena; Design: Maya Vic; Produção executiva: Naí; Acessibilidade: Jupyra Carvalho; Intérprete de LIBRAS: Roberto Negão; Grafia Negrazúmbida: Carmo.
Este projeto é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, com recurso da Lei Paulo Gustavo sob termo de execução cultural n° 1027/2024 do 13° Edital Ceará das Artes – Música.
SERVIÇO:
Espetáculo musical “Negrazúmbida”
Data: 12 de abril de 2025
Local: Theatro José de Alencar (R. Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza – CE)
Horário: 19h
Ingressos: R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira) através do Sympla ou bilheteria física do TJA
Classificação indicativa: Livre
Instagram: @robertakaya