Durante o Congresso GIFE 2025, o Instituto Nelson Wilians (INW) promoveu uma agenda institucional em Fortaleza (CE) para fortalecer articulações entre o poder público, o terceiro setor e iniciativas comunitárias voltadas às juventudes em situação de vulnerabilidade. A visita à Rede CUCA reuniu representantes da Prefeitura de Fortaleza, da Prefeitura de São Paulo, da United Way Brasil e de outras organizações parceiras.
“Fortaleza é uma cidade muito desafiadora”, afirmou o Secretário Municipal da Juventude, Júlio Brizzi. “Queremos deixar uma Fortaleza melhor, no presente, com a juventude incluída, estudando e sendo qualificada; e no futuro, com uma cidade mais justa, que enfrente a crueldade, a dificuldade e a violência com oportunidade, abraço e acolhimento.”
Durante o encontro, foram apresentadas experiências territoriais e políticas públicas voltadas à formação cidadã, qualificação profissional e empreendedorismo juvenil. A Rede CUCA é referência nacional em políticas para juventudes periféricas, com cursos em tecnologia, arte, idiomas, audiovisual e inteligência artificial, além de programas de renda e empregabilidade.
“A visita ao CUCA reforça o quanto a articulação entre políticas públicas, juventudes e educação para a cidadania é essencial. É nesse encontro que nascem respostas concretas para as desigualdades e a possibilidade de construir um país mais justo, começando pelas bordas”, afirmou William Ruiz, gerente de Inovação e Relações Institucionais do INW.
“Fortaleza mostra que, mesmo em contextos desafiadores, é possível construir caminhos de transformação social. O CUCA é um exemplo vivo de como a educação cidadã, conectada ao território e à cultura juvenil, pode gerar pertencimento, autonomia e oportunidades reais para quem mais precisa”, complementou William Ruiz.
“A combinação entre o investimento social privado e a atuação do poder público tem potencial para gerar um impacto verdadeiramente transformador na vida das juventudes. Conhecer iniciativas como o CUCA é, além de inspirador, um exemplo de como é possível abrir novos caminhos para jovens em situação de vulnerabilidade que, muitas vezes, precisam apenas de acesso a oportunidades”, destacou Nayara Bazzoli, gerente geral do programa Juventudes Potentes da United Way Brasil.
“Visitar equipamentos como o CUCA reafirma a importância de espaços públicos pensados para as juventudes. É mais uma ferramenta de garantia de direitos, oportunidades, pertencimento e fortalecimento de trajetórias”, disse Edoarda Loureiro, coordenadora de Políticas para Juventude da cidade de São Paulo.
Para o INW, o encontro representou um marco na construção de alianças para a promoção da cultura da legalidade junto a redes públicas e comunitárias.
“No Instituto Nelson Wilians, acreditamos que educar para a cidadania é garantir que cada jovem tenha voz, vez e acesso a direitos. A experiência do CUCA nos inspira a seguir fortalecendo redes de transformação, com foco em juventudes, participação social e impacto coletivo”, concluiu William Ruiz.
A agenda integra a estratégia do Instituto no Congresso GIFE 2025, que tem como tema “Desconcentrar poder, conhecimento e riquezas”. O INW reafirma seu papel como ator técnico, articulador e promotor da justiça social em parceria com poder público, empresas e sociedade civil organizada.