72
O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda 2024 começa em 15 de março e será ampliado até 31 de maio. Outra boa notícia: a Receita disponibilizou nesta terça-feira, 12, o programa para deixar a declaração pré-preenchida.
Nesse sentido, declarar o IRPF no início traz consigo uma série de vantagens e benefícios significativos.
“Ao antecipar o processo de declaração, você evita possíveis contratempos e imprevistos que podem surgir próximos ao prazo final, como congestionamento nos sistemas online da Receita Federal, lentidão nos serviços de entrega e processamento de documentos, ou mesmo a falta de tempo para reunir todas as informações necessárias”, explica o contador Jefferson Lopes, sócio-administrador da Objetiva Soluções Contábeis.
O contribuinte pode também ganhar tempo para revisar e organizar seus documentos e comprovantes fiscais.”Essa medida permite uma análise mais minuciosa de todas as deduções e despesas elegíveis, maximizando assim a restituição ou minimizando o pagamento de impostos adicionais”, afirma.
Outra vantagem de declarar o imposto de renda cedo é a possibilidade de receber a restituição mais rapidamente. Ao submeter a declaração nos estágios iniciais do prazo, o contribuinte aumenta as chances de ter sua declaração processada mais rapidamente pela Receita Federal.
“Isso acaba evitando multas e penalidades por atraso na entrega da declaração. O não cumprimento do prazo estabelecido pode resultar em multas que variam de acordo com o tempo de atraso e o valor devido, o que pode representar um custo adicional significativo para o contribuinte”, alerta o contador.
Outro aspecto importante a considerar é a tranquilidade e a sensação de dever cumprido que acompanham a antecipação da declaração do imposto de renda. “Ao resolver essa obrigação fiscal no início do ano, se evita o estresse e a ansiedade de deixar para a última hora”, conclui o sócio-administrador da Objetiva Soluções Contábeis.