Os primeiros residentes do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, unidade da Secretaria da Saúde do Ceara (Sesa) e gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), iniciaram as atividades na última segunda-feira (4). Os novos residentes foram aprovados na seleção da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
Diego Mota Fontenele e Ibsen Thalles Torres de Melo, médicos e primeiros residentes do hospital, foram recepcionados pelos diretores da unidade e pela coordenadora do Centro de Estudos, Ticyanne Pereira. De acordo com o setor, a ideia é prover a estrutura para que os residentes obtenham, de forma oportuna e segura, o conhecimento de atenção à saúde de alta complexidade e, em oportunidades futuras, fazerem parte do corpo clínico da unidade.
“Receber bem os residentes e ajudá-los na sua formação é um sinal de que entendemos o que é tantas vezes estampado na visão do hospital e nosso mapa estratégico, bem como entender e colocar em prática o que o SUS nos pede”, destaca Ticyanne.
Primeiros residentes em cirurgia-geral
O residente em cirurgia-geral Diego Mota classificou o primeiro dia como “um turbilhão de emoções”, desde a ansiedade de conhecer a equipe até a aplicação prática da medicina. “Fui muito bem recebido, me senti acolhido, conheci as instalações do HRVJ e me surpreendi positivamente, se trata de um hospital com excelente infraestrutura. Como residente pioneiro, a responsabilidade é enorme, mas também é uma oportunidade única de deixar uma marca positiva e aprender com cada desafio enfrentado”, ressaltou.
Ibsen Thales, também residente em cirurgia-geral, diz que ficou impressionado com a estrutura do hospital. “Ficamos muito impactados com a qualidade do serviço, a competência das equipes multidisciplinar e médica, a organização, a estrutura hospitalar e principalmente a nossa recepção”, pondera.