O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou a primeira captação de órgão da instituição nesta sexta-feira (5). O procedimento, inédito na Região de Saúde Litoral Leste/ Jaguaribe, permitiu a captação de um fígado, que será destinado para transplante em Fortaleza.
A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRVJ notificou a Central de Transplantes, e a operação de captação foi articulada na unidade, localizada em Limoeiro do Norte. A captação envolveu 10 profissionais das equipes da Central Estadual de Transplantes e do HRVJ.
O procedimento foi realizado pelos médicos-cirurgiões João Ivo Xavier e Anderson Sanches e pelo enfermeiro perfusionista Bartolomeu Neto, integrantes da Central Estadual de Transplantes. Da equipe do HRVJ, participaram os médicos anestesistas Rayanne Guerra e Pablo Brandão, as enfermeiras Kamila Nogueira e Andresa Rodrigues e os técnicos de enfermagem Cláudia Moura, Jonas Andrade e Raiane Moraes.
A captação envolveu 10 profissionais das equipes da Central Estadual de Transplantes e do HRVJ
O órgão foi transportado pelo helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará. Em 2023, o Ceará realizou 1.687 transplantes de órgãos e tecidos. Destes, 217 foram de fígado. Na primeira semana deste ano, o Estado registrou três transplantes, sendo dois cardíacos e um hepático.
Solidariedade
O fígado foi captado no HRVJ a partir da autorização da família de um paciente que teve morte cerebral. Antes de o procedimento acontecer, os familiares foram devidamente orientados sobre a realização da cirurgia. A diretora administrativa do HRVJ, Sabrina Becker, reforça a importância do ato de solidariedade e empatia para salvar vidas.
O órgão foi transportado pelo helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará
“É uma ação de extremo amor. Em um momento de dor, a oportunidade de outras pessoas viverem é oferecida. É muito gratificante que o serviço de saúde de alta complexidade fornecido pelo HRVJ possa proporcionar atos grandiosos como esse, de tanta relevância para a população”, pontua Sabrina.