Único hospital público de Fortaleza com o título, o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), manteve a Acreditação Nível 3 de excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para manter essa certificação, a unidade passa por uma avaliação a cada três anos e, anualmente, é submetida a uma nova análise, para definir o nível.
Nessa análise, os profissionais verificam a conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, como a segurança do paciente, a melhoria da assistência e a gestão organizacional. Diversos setores passam por esse momento, entre as clínicas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e centro cirúrgico.
O diretor-geral do HGWA, Denys Briand, enfatiza que a manutenção do nível é resultado do trabalho e esforço de todo o corpo de trabalhadores. “Esse resultado não é para mostrar para a avaliação, mas é algo que faz parte da nossa rotina, tendo clareza de que fazemos tudo em prol do paciente”, destaca.
A gerente de risco do HGWA, Djane Filizola, recorda que o processo de acreditação hospitalar na unidade é feito desde 2005. Para ela, essa avaliação ajuda a refletir sobre os processos, como o hospital se encontra atualmente e onde é possível avançar ainda mais.
“Essa visita traz consigo um comparativo e oportunidades de crescimento. Para nós, é sempre algo agregador. Nessa última visita, pela primeira vez, nós sentimos na fala dos avaliadores o quanto a cultura de segurança e a qualidade estão amadurecidas entre os nossos gestores e colaboradores”, afirma.
Segundo Filizola, o nível 3 é considerado o mais avançado, entre os níveis analisados. “O nível 1 traz processos básicos de segurança, o nível 2 traz esses processos interligados nessa modelagem de processos do hospital, já o nível 3, na qual estamos, é quando já atingimos uma excelência no gerenciamento desses resultados”, diz.
A gerente de risco ainda destacou que, durante esse ano, foram realizados vários projetos na unidade em prol da segurança do paciente e várias capacitações para os gestores.
Premiação
Em novembro, o HGWA recebeu, em São Paulo, o “Prêmio Destaque da Acreditação”. A honraria, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) celebra os 25 anos de atuação da entidade na promoção da segurança primária no Brasil, relacionada a protocolos como a segurança do paciente, prevenção de quedas e higienização das mãos. HGWA foi o único hospital do Ceará a receber o prêmio e ficou entre os três hospitais do Nordeste premiados.