A magia do Ceará Natal de Luz 2024 segue encantando o público na Praça Portugal neste final de semana com uma programação diversificada, gratuita e aberta ao público de todas as idades. O evento, que chega a sua 28ª edição neste ano, reforça a celebração da cearensidade, destacando a criatividade e originalidade do povo cearense através da música, do teatro e de tantas outras manifestações artísticas.
Neste sábado, dia 21 de dezembro, as atividades começam às 17h com a apresentação da Orquestra Jovem Meu Quem Querer. Em seguida, é a vez da Banda do Colégio dos Bombeiros fazer subir ao palco da Praça Portugal. Já às 18h20, acontece a encenação do Natal TAC TACs, uma peça teatral que encanta crianças e adultos com sua narrativa envolvente e emocionante. Atração apoiada pela Unimed Fortaleza, o Coralito, também do Grupo Blitz, entra em cena às 18h40, com clássicos natalinos em versão jazzística. Brenda Rio, Vox 4 e Banda Tô Nem Vendo também estão na programação do sábado.
No domingo, dia 22 de dezembro, a programação inicia às 17h com a apresentação da Orquestra da UFC. Posteriormente, o espetáculo “A Maior História de Natal” será encenado pelo Grupo Blitz, em seguida tem o grupo Coralito. O domingo segue com uma homenagem ao cartunista Mino Castelo Branco, celebrando sua trajetória e contribuições culturais, além da sua relação com o evento. Isso porque o Minoel, o Papai Noel do Ceará Natal de Luz, é uma de suas icônicas criações. Nascido em Fortaleza no dia 3 de maio de 1944, Mino já colaborou nos principais jornais da cidade e é conhecido por ter criado o “Capitão Rapadura”, herói cearense que se recusa a usar a violência para combater o mal.
Logo depois da homenagem, a cantora Vannick Belchior emociona o público com seu repertório cheio de sensibilidade inspirado nas canções inesquecíveis de seu pai, Belchior. Encerrando a noite, o público vai poder conferir o show “O Encontro do Forró”, que reúne grandes nomes da música nordestina. São eles: Chambinho do Acordeon, Kátia Cilene, Fábio Carneirinho e Bete Nascimento, acompanhados pela Banda América.
“Este momento não apenas encerra a programação da Praça Portugal com chave de ouro, mas também exalta a cearensidade do povo do nosso estado, tema do Ceará Natal de Luz deste ano. Somos reconhecidos pela força e pela tradição do forró, um dos maiores símbolos da cultura não somente nordestina, mas brasileira”, afirma Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza.