Início » Grupo de Arquitetura de Soluções do Instituto Atlântico conquista o 1º lugar no Desafio de Projetos Embarcados 2023

Grupo de Arquitetura de Soluções do Instituto Atlântico conquista o 1º lugar no Desafio de Projetos Embarcados 2023

por Vicente Araújo

A PoC (Proof of Concept – Prova de Conceito) EYESPecialist – Automatizando o Controle de Qualidade em Processos Industriais, do Instituto Atlântico, foi premiada com o 1º lugar no Desafio de Projetos Embarcados 2023. O desafio, patrocinado pela Mouser Electronics, a sétima maior distribuidora de componentes eletrônicos do mundo, e realizado pelo Portal Embarcados, cujo foco é inspirar qualidade e inovação tecnológica, disseminando o conhecimento da área de sistemas embarcados no Brasil, consistia em criar uma prova de conceito usando visão computacional na borda, em sistemas embarcados, utilizando a plataforma ESP32-S3 EYE, da Espressif.

A solução proposta pelo Grupo de Arquitetura de Soluções (GAS) do Atlântico explora o cenário de detecção e remoção de produtos defeituosos em uma linha de produção, assim como a integração e análise dos dados resultantes deste processo por meio de serviços de IoT, análise e monitoramento de dados disponíveis em plataformas de nuvem.

A equipe formada por Alex Figueiredo, Francisco das Chagas Júnior e Marcus Zanon, com apoio de João Pedro Brasil, da equipe de Inovação, utilizou o módulo ESP32-S3-EYE para captura de imagens e identificação de produtos defeituosos em tempo real por meio de modelos inteligentes otimizados e embarcados na plataforma de hardware (TinyML).

Segundo Alex Figueiredo, Arquiteto de Soluções, o desafio levou a equipe a responder uma questão fundamental para a unidade Embrapii do Atlântico: como desenvolver uma solução de baixo custo para acelerar a digitalização da indústria brasileira, focando nos três principais benefícios do setor: aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos produtos e redução dos custos de produção. “Com os resultados obtidos, o projeto pretende demonstrar a viabilidade de utilização de dispositivos de baixo custo para habilitar e acelerar a digitalização de linhas de produção industriais”, conclui.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais