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Golpes das “centrais falsas” atingem milhares de vítimas do Nubank; saiba como evitar

por Vicente Araújo

Nos últimos meses, clientes do Nubank, instituição financeira que se tornou a terceira empresa mais valiosa do Brasil, com o valor de mercado atingindo a marca dos US$ 56,48 bilhões, têm enfrentado uma nova ameaça que afeta milhares de pessoas: golpes sofisticados, muito bem executados, por meio de técnicas avançadas de spoofing. Nesse esquema, centrais falsas entram em contato com os usuários, utilizando números de telefone “camuflados”, em busca de ludibriar potenciais vítimas por meio da estratégia golpista.

A técnica de spoofing não é nova, mas sua crescente evolução e a adoção por golpistas profissionais estão chamando a atenção. Os clientes recebem chamadas que parecem legítimas, muitas vezes com identificadores de chamadas que imitam os contatos telefônicos de centrais das instituições financeiras. O profissionalismo adotado pelos golpistas pode enganar até mesmo os mais cautelosos, já que os procedimentos são muito similares aos adotados por grandes marcas.

Daniel Monteiro, especialista em cibersegurança e diretor de Tecnologia da Digital College, destaca que o alto nível das tentativas de golpe desperta a atenção pela riqueza de detalhes técnicos e que, por isso, muitos acabam caindo. “Eu mesmo já recebi inúmeros contatos em nome desse e de outros bancos, de onde nem sou cliente, e me impressionou a veracidade da operação, com lista de espera, elaboração e destreza de quem aplica. Entendo perfeitamente que pessoas mais desavisadas acreditem. O nível dos golpes é elevado”.

O especialista alerta ainda sobre os perigos dessas práticas e fornece orientações essenciais para evitar tornar-se mais uma vítima de procedimentos criminosos. Monteiro destaca a importância de estar sempre atento a sinais de alerta, como solicitações de informações pessoais ou financeiras por telefone ou mensagem, especialmente quando originadas de fontes não verificadas. “É essencial ter toda a cautela possível e evitar ao máximo repassar informações pessoais. Evite, se for para resolver algo com os bancos que você entre em contato direto”, específica.

Como proceder?

Os contatos de pessoas mal intencionadas são frequentes, mas há como adotar medidas de precaução e proteção para evitar ser mais uma vítima dos golpes por spoofing. Daniel Monteiro detalha algumas delas. “O Nubank, ou qualquer outro banco, nunca solicitará informações pessoais ou bancárias por telefone sem prévia verificação; ao receber chamadas inesperadas em nome de bancos desligue imediatamente; nunca, em hipótese alguma, repasse ou mesmo confirme seus dados pessoais ou senhas; banco algum vai ligar ou mandar mensagem oferecendo ofertas tentadoras, promoções, empréstimos, aumentos de limite ou coisas do gênero. Mesmo assim, caso perceba que caiu em um golpe, acione o banco de forma imediata”.

Uma das vertentes dos golpes se dá por mensagem SMS ou mesmo pelo WhatsApp, quando perfis falsos se passam por instituições bancárias buscando contato, solicitando, dentre outras estratégias, atualizações de aplicativos, de contas ou mesmo confirmações de transações. Links são enviados ao cliente para facilitar a fraude. “Esse tipo de ação é comum e acontece diariamente. E só não é pior porque os sistemas de segurança no universo virtual funcionam muito bem, evitando milhares de golpes. Entretanto, muita gente fica vulnerável ao acessar links sem autenticidade e aí se envolve com operações indevidas. A dica é atenção redobrada, com mais cuidado é possível evitar transtornos”, completa Daniel Monteiro.

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