A terceira edição do Fotofestival SOLAR acontecerá entre os dias 11 e 15 de dezembro no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza. O evento celebra a fotografia como uma manifestação artística que dialoga com outras expressões culturais, unindo arte, música e gastronomia em uma programação gratuita e diversificada. Além das exposições, lançamentos de livros, projeções audiovisuais e um robusto programa de formação, o festival contará com apresentações musicais e experiências gastronômicas que prometem encantar o público durante os cinco dias.
A gastronomia entrará em cena com o Mercado AlimentaCE servindo como ponto de encontro no circuito artístico. Na abertura do Festival haverá uma feira gastronômica paraense que apresentará os sabores do Soul Pará, Delícias do Pará e Tipiti, enquanto a Gang do Eletro agitará o público com seu tecnobrega. De quinta a sábado, o público poderá explorar o Soul Pará, acompanhado pelo Ventana, que oferece sanduíches com ingredientes nacionais e internacionais, e pelo bar de tapas Sabbar. Até domingo, pratos típicos cearenses e acarajés também estarão disponíveis no Mercado.
A música também terá espaço garantido todos os dias. Na quarta-feira, dia 11, DJ Albano Seletor comandará o som das 20h às 21h, seguido pelo show da banda paraense Gang do Eletro, das 21h30 às 23h. Na quinta-feira, 12, será a vez do show instrumental Transe – Esdras Nogueira e Grupo tocam o Transa de Caetano Veloso, das 20h às 21h30. Na sexta-feira, o DJ Davi Markan anima o público das 20h às 21h, e Ana Frango Elétrico apresentará o show “Me Chama de Gato Que Eu Sou Sua”, das 21h30 às 23h, marcando sua estreia no Ceará com o novo álbum.
No sábado, dia 14, a DJ Marjii abrirá a programação musical das 20h às 21h30, seguida pelo show de Letrux, que apresentará o espetáculo “O Último Romântico”, em homenagem a Lulu Santos. Encerrando o festival, no domingo, dia 15, o Choro Solar começará ao meio-dia, com Esdras Nogueira Quarteto celebrando a tradição do choro ao lado de Marcus Moraes (guitarra), Thanise Silva (flauta) e Tauí Castro (pandeiro).
O acesso ao evento será por ordem de chegada, limitado à capacidade do espaço (1.500 pessoas). Nas noites de shows, a entrada será por meio do Ingresso Solidário, com a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal), que será destinado ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado.
O Fotofestival SOLAR é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. O evento ocupará diversos equipamentos culturais em Fortaleza, como a Pinacoteca do Ceará, Estação das Artes, Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), Mercado AlimentaCE e o KUYA – Centro de Design do Ceará, além de marcar presença no Crato, no Centro Cultural do Cariri.
SERVIÇO
Gastronomia e Música no Fotofestival SOLAR
Estação das Artes e Mercado AlimentaCE
Rua: Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza
A entrada na Estação das Artes se dá por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço (1.500 pessoas).
Confira a programação completa: https://solarfotofestival.com