A mais recente pesquisa eleitoral revela um novo panorama para a corrida à prefeitura de Fortaleza. O levantamento, publicado pelo Instituto Duda Pesquisa, apresenta um cenário em que o pré-candidato André Fernandes (PL) está empatado com Célio Studart (PSD) e Evandro Leitão (PT).
A nova configuração altera as previsões para o primeiro turno, uma vez que, nas pesquisas anteriores, o pré-candidato André Fernandes (PL) aparecia mais próximo do atual prefeito José Sarto (PDT) e de Capitão Wagner (UB), considerados os favoritos para avançar ao segundo turno.
No cenário estimulado, o pré-candidato Capitão Wagner lidera com 32% das intenções de voto, seguido por José Sarto (PDT) com 16%. Empatados em terceiro lugar aparecem Célio Studart (PSD), André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), todos com 6%. Completam o cenário Eduardo Girão (NOVO) com 5%, Zé Batista (PSTU) com 1% e Tércio Nunes (PSOL) com 0%. Além disso, 14% dos entrevistados declararam voto em nenhum/branco/nulo e 9% não souberam ou não responderam.
No quesito rejeição dos pré-candidatos, o atual prefeito José Sarto (PDT) lidera com 22%, seguido por Capitão Wagner (UB) com 18%. André Fernandes (PL) possui uma rejeição de 10%, Zé Batista (PSTU) com 8%, enquanto Evandro Leitão (PT) e Eduardo Girão (NOVO) são rejeitados por 7% do eleitorado cada. Os pré-candidatos menos rejeitados são Tércio Nunes (PSTU) e Célio Studart (PSD), ambos com 5%. Além disso, 8% dos entrevistados não souberam ou não responderam, e 4% declararam que poderiam votar em todos os candidatos.
Por fim, a pesquisa avaliou os deputados federais eleitos mais lembrados pelos eleitores. André Fernandes (PL) lidera com 18%, seguido por Luizianne Lins (PT) com 11% e Célio Studart (PSD) com 10%. Outros deputados lembrados incluem André Figueiredo (PDT) com 6%, Guimarães do PT (PT) com 3%, Eunício (MDB) com 3%, Danilo Forte (União) com 2% e Dayany do Capitão (União) com 1%. Além disso, 29% dos entrevistados mencionaram “Outros” e 23% não se lembraram de nenhum nome específico.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Duda Pesquisa, com entrevistas conduzidas entre os dias 24 e 30 de maio. O estudo foi encomendado pela Editora Aprendizado e registrada no TSE sob o número CE-03749/2024.
No total, a equipe do Instituto Duda Pesquisa coletou 1.000 entrevistas na modalidade face-a-face, uma das mais expressivas para o pleito de 2024. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos.