Há 30 anos, em 1993, começou a trajetória de um dos mais relevantes projetos culturais das artes cênicas, envolvendo o Ceará e estados vizinhos: o FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. Nasceu em uma realidade que para muitos seria inviável, visto que 90% da população adulta da cidade no início da década de 1990 estava na sombra do analfabetismo. Mas a arte em Guaramiranga tinha base sólida, firmada por mestras e mestres da tradição cênica, que inspiraram as primeiras manifestações teatrais, os dramas, e o surgimento do grupo de teatro Cangalha, que principiou o movimento de onde surgiria o FNT.
Para marcar a data e ensaiar futuros para o festival diante de tantos desafios no meio do caminho, de 15 a 18 de novembro acontece o FNT Edição Especial 30 anos. Com acesso gratuito a toda a programação, o festival terá atividades em locais diversos, como a praça e o hall do Teatro Municipal, a sede e a praça da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), a Av. Vicente Soares, que é o acesso ao Conjunto Frei Domingos, as ruas de Guaramiranga e o Odilon Bar.
Com o forte envolvimento da população desde os seus primeiros anos, artistas, grupos, coletivos, pesquisadores, estudantes e professores do Nordeste e de outras regiões se encontram anualmente na cidade serrana do Ceará, vivenciando uma verdadeira imersão na arte teatral, com exibição, fruição, pensamento, conhecimento e reflexão, que, entre muitos resultados, articulam e influenciam políticas de formação, difusão e circulação teatral.
AS MOSTRAS
Realizadora do festival, a AGUA preparou esta edição especial do FNT como uma reverência a todas as forças que moveram sua criação e como gratidão à trajetória percorrida. É uma programação que festeja o teatro popular dos reisados, as cenas curtas aprendidas com os dramas, a magia do espetáculo improvisado vivido no Cangalha e outras tantas maravilhas da arte teatral descortinadas desde a edição número um.
PROGRAMAÇÃO
O FNT Edição Especial 30 anos terá quatro dias de atividades a partir das 10h da manhã até o final da noite, com mostras de teatro, oficinas, debates e música. A Cerimônia de Abertura será à noite na Praça do Teatro, mas desde cedo tem arte na cidade. Para o público infantil, a mostra FNT para Crianças dá as boas-vindas no dia 15 com o Festejo dos 30 anos do FNT, no Palco da Vicente Soares, local que receberá o público infantil nos outros dias com oficinas circenses e espetáculos.
A Mostra Cenas Germinantes nasce nesta edição com o propósito de dar uma contribuição simbólica ao futuro do teatro cearense, favorecendo o debate estético-político acerca do futuro de nossa produção teatral apoiando processos de montagem de espetáculos propostos por coletivos e/ou encenadores cearenses. Estão na mostra o Coletivo Paralelo, de Maracanaú (“Volare: De Brasil Para El Mundo”); Cia Curral de Pedras, de Quixadá (“Olho D’água”); Coletivo Flecha Lançada Arte, de Crato (“Coragem – Somos Vozes dos Nossos Ancestrais”); intérpretes Isadora Ravena e Georgia Vitrilis (“Inferno”), Teatro Máquina (“Movediça”) e Trama de Gato (“Gato Preto”), de Fortaleza. Nas manhãs seguintes às apresentações, os trabalhos apresentados serão temas dos Diálogos Germinantes, na sede da AGUA. A curadoria desta nova mostra é de Gyl Giffony, que no dia 17, também na sede da AGUA, lança o livro “O lugar invocado: teatralidades e espaços de memória da violência sociopolítica na América Latina”.