Reconhecido como uma das regiões com a maior concentração de terreiros do Ceará, o Grande Bom Jardim, que é composto pelos bairros do Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Canindezinho e Siqueira, é hoje um importante pilar da cultura afro-brasileira no estado. Com o objetivo de celebrar essa rica herança cultural, será realizada nos dias 16 e 17 de maio, das 18h às 22h, a 2ª edição do Festival de Artes Ancestrais do Grande Bom Jardim. A iniciativa é promovida pelas casas de umbanda Centro Espirita de Umbanda Zé Pilintra das Almas e Associação Espírita de Umbanda São Miguel.
A primeira edição, realizada de forma independente em 2024, reuniu mais de 100 pessoas em um único dia. A programação contou com rodas de conversa sobre gênero nos terreiros, exposições fotográficas, apresentações musicais e outras atividades que valorizam e difundem a cultura afro-brasileira.
“O festival celebra a cultura afro-brasileira com musicalidade, afroempreendedorismo, apresentações culturais, oficinas, cinema e diversas atividades que fortalecem os vínculos entre a comunidade do Grande Bom Jardim e os povos de terreiro do estado”, destaca Flávia Almeida, produtora geral do festival.
Nesta segunda edição, o evento expande sua proposta, oferecendo dois dias de uma programação robusta e diversificada, voltada tanto para quem já conhece quanto para quem deseja se aproximar da cultura afro-brasileira.
“O Azágua da Mazé é hoje um festival de artes ancestrais que valoriza e reverencia a cultura afro-indígena por meio de nossas expressões culturais e artísticas. Temos também um compromisso essencial com a diversidade de gênero e sexualidade, fazendo dos terreiros um espaço de acolhimento para a comunidade LGBTQIAPN+”, conclui Pai Giuliano Freitas, Coordenador Geral.
Confira a programação completa:
16/05 – SEXTA-FEIRA
O primeiro dia de nosso festival será focado nas ações formativas, cineclube e abertura de exposições:
18h: Acolhida
18h30min: Abertura do Festival
19h: Cine Mazé: exibição do documentário “Músicas Ancestrais” de Pai Giuliano Freitas e Pai Neto Tranca Rua e do curta-metragem “Promessas feitas à sereia” de Pedra Silva + Roda de conversa com a temática “Tecnologias e Terreiros: um diálogo entre passado e futuro”com Pai Neto Tranca Rua, Pai Giuliano Freitas, João Marcelo, Mestra Carla, Lully Pinheiro e mediação de Jô Costa.
20h30min: Abertura da exposição fotográfica “O Bom Jardim é Terra da Macumba!”
21h: Apresentação artística: Pietra e Cabocla do Norte
17/05 – SÁBADO
No segundo dia, nossas atividades serão voltadas para as musicalidades afro-cearenses, incluindo musicalidade de terreiro, samba, coco e tambor de crioula.
18h: Acolhida e recepção
18h30min: Abertura do segundo dia Festival (Falas Pai Neto, Pai Giuliano, Coordenador do festival)
18h45min: Toque de Senzala
19h10min: Rifa + DJ Flor
19h25min: Associação Zumbi Capoeira
20h10min: Rifa + DJ Flor
20h25min: Brincantes Sonoros
21h10min: Rifa + DJ Flor
21h25min: Coco da Dona Geralda + Rifa
17h às 22h: Espaço infantil (Pula-pula, pipoca e algodão doce)
18h30min às 22h: Feirinha da Mazé
Serviço
2ª edição do Festival de Artes Ancestrais do Grande Bom Jardim
Quando: 16 e 17 de Maio, das 18h às 22h
Onde: Rua Medelim, 2914, na Granja Lisboa.