Início » Festival exalta cultura afro-brasileira e povos de terreiro no Bom Jardim

Festival exalta cultura afro-brasileira e povos de terreiro no Bom Jardim

por Vicente Araújo

Reconhecido como uma das regiões com a maior concentração de terreiros do Ceará, o Grande Bom Jardim, que é composto pelos bairros do Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Canindezinho e Siqueira, é hoje um importante pilar da cultura afro-brasileira no estado. Com o objetivo de celebrar essa rica herança cultural, será realizada nos dias 16 e 17 de maio, das 18h às 22h, a 2ª edição do Festival de Artes Ancestrais do Grande Bom Jardim. A iniciativa é promovida pelas casas de umbanda Centro Espirita de Umbanda Zé Pilintra das Almas e Associação Espírita de Umbanda São Miguel.

A primeira edição, realizada de forma independente em 2024, reuniu mais de 100 pessoas em um único dia. A programação contou com rodas de conversa sobre gênero nos terreiros, exposições fotográficas, apresentações musicais e outras atividades que valorizam e difundem a cultura afro-brasileira.

“O festival celebra a cultura afro-brasileira com musicalidade, afroempreendedorismo, apresentações culturais, oficinas, cinema e diversas atividades que fortalecem os vínculos entre a comunidade do Grande Bom Jardim e os povos de terreiro do estado”, destaca Flávia Almeida, produtora geral do festival.

Nesta segunda edição, o evento expande sua proposta, oferecendo dois dias de uma programação robusta e diversificada, voltada tanto para quem já conhece quanto para quem deseja se aproximar da cultura afro-brasileira.

“O Azágua da Mazé é hoje um festival de artes ancestrais que valoriza e reverencia a cultura afro-indígena por meio de nossas expressões culturais e artísticas. Temos também um compromisso essencial com a diversidade de gênero e sexualidade, fazendo dos terreiros um espaço de acolhimento para a comunidade LGBTQIAPN+”, conclui Pai Giuliano Freitas, Coordenador Geral.

Confira a programação completa:

16/05 – SEXTA-FEIRA

O primeiro dia de nosso festival será focado nas ações formativas, cineclube e abertura de exposições:

18h: Acolhida

18h30min: Abertura do Festival

19h: Cine Mazé: exibição do documentário  “Músicas Ancestrais” de Pai Giuliano Freitas e Pai Neto Tranca Rua e do curta-metragem “Promessas feitas à sereia” de Pedra Silva + Roda de conversa com a temática “Tecnologias e Terreiros: um diálogo entre passado e futuro”com Pai Neto Tranca Rua, Pai Giuliano Freitas, João Marcelo, Mestra Carla, Lully Pinheiro e mediação de Jô Costa.

20h30min: Abertura da exposição fotográfica “O Bom Jardim é Terra da Macumba!”

21h: Apresentação artística: Pietra e Cabocla do Norte

17/05 – SÁBADO

No segundo dia, nossas atividades serão voltadas para as musicalidades afro-cearenses, incluindo musicalidade de terreiro, samba, coco e tambor de crioula.

18h: Acolhida e recepção
18h30min: Abertura do segundo dia Festival (Falas Pai Neto, Pai Giuliano, Coordenador do festival)
18h45min: Toque de Senzala

19h10min: Rifa + DJ Flor

19h25min: Associação Zumbi Capoeira

20h10min: Rifa + DJ Flor

20h25min: Brincantes Sonoros

21h10min: Rifa + DJ Flor

21h25min: Coco da Dona Geralda + Rifa

17h às 22h: Espaço infantil (Pula-pula, pipoca e algodão doce)

18h30min às 22h: Feirinha da Mazé

Serviço 

2ª edição do Festival de Artes Ancestrais do Grande Bom Jardim

Quando: 16 e 17 de Maio, das 18h às 22h

Onde: Rua Medelim, 2914, na Granja Lisboa.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais