O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Diversidade, vai lançar nesta sexta-feira, às 14h, no Auditório da Pinacoteca, o Projeto-Piloto do Programa Empodera+, iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para a inclusão e o empoderamento da População LGBTQIA+.
O programa vai oferecer suporte para elevação escolar, qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho, promovendo autonomia econômica e cidadania plena. Também vai ofertar bolsas e auxílios financeiros, distribuídos conforme a situação socioeconômica dos participantes.
No lançamento do Empodera+, que integra a programação do Festival Ceará da Diversidade, Jeane Sampaio, Gerente Geral do Banco do Brasil e Promotora em Diversidade, Equidade e Inclusão, e Symmy Larrat, Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, vão ministrar o painel “Diversidade, direitos humanos e empregabilidade LGBTI+”. A solenidade contará com a presença de Mitchelle Meira, Secretária da Sediv, entre outras autoridades.
“Essa ação oferece oportunidade e autonomia para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. A educação e a melhoria curricular colocam a pessoa no caminho do emprego e com mais dignidade”, diz Mitchelle Meira. ”As bolsas são ofertadas de acordo com a realidade de cada participante, assim, o Empodera+ reforça o compromisso do Ceará com uma sociedade mais inclusiva e mais justa”, continua.
O Festival Ceará da Diversidade acontece nos dias 20 e 21 de dezembro (sexta e sábado), no Complexo Estação das Artes. É uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Diversidade e da Secretaria da Cultura , com o objetivo de abrir espaços em todas as esferas sociais para as vozes LGBTI+, promovendo visibilidade e enfrentando o preconceito com criatividade, representatividade e linguagem acessível.
O Festival vai realizar uma série de ações formativas, além de feira de empreendedores, rodas de conversa e apresentações musicais em dois palcos, com a participação de artistas como Luiza Nobel, Daniel Peixoto, Getúlio Abelha, Makem e Johnny Hooker. Com acesso gratuito, a programação pode ser consultada no https://www.instagram.com/diversidadece/.
SERVIÇO
Festival Ceará da Diversidade – Vidas em Movimento, Orgulho que Sustenta – Dias 20 e 21 de dezembro de 2024 no Complexo Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza – CE). Informações: @diversidadece . Toda a programação tem acesso gratuito.