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Especialista e CEO da AISIKI CX estuda práticas de varejo na Bélgica para aplicar no Brasil

por Vicente Araújo

Em busca de entender como os melhores do mundo trabalham, Bosco Nunes, CEO da AISIKI CX, trouxe insights valiosos de sua recente viagem internacional à Bélgica, onde visitou empresas em Bruges e Bruxelas. Com uma sólida atuação em Experiência do Consumidor, Bosco não se cansa de estudar as melhores práticas no setor para aplicar em suas consultorias empresariais pela AISIKI.

Durante sua viagem, ele focou especialmente em experiências temáticas do varejo, observando como algumas lojas se destacam pela forma envolvente e imersiva em que oferecem seus produtos. Um exemplo notável foram as tradicionais lojas de chocolate, mas também de waffle e cervejarias, onde a experiência do consumidor é intensamente impactada por um ambiente temático que transforma a compra em um evento memorável a partir de experiências que envolvem os 5 sentidos.

“Veja bem: essas lojas se preocupam profundamente em proporcionar a melhor “aventura” possível, criando ambientes que além de experienciais são ‘instagramáveis’ e oferecendo um mergulho completo no conceito, na história e na fabricação dos produtos”, detalhou.

As gigantes como Nike, Adidas e até mesmo a loteria Lotto praticam as mesmas estratégias com ambientes imersivos e envolventes que frequentemente fazem o consumidor flutuar de forma leve e com o mínimo de atrito em sua jornada de compra, a partir do entretenimento promovido.

Inclusive, normalmente os cases que se destacam são os de grandes empresas, com grandes ações em flagships, mas na Bélgica foi importante ver a grande quantidade de empresas de pequeno porte aplicando com primazia e praticidade as estratégias, o que trouxe muitos insigths de como todo tipo de empresa pode se destacar.

“Nessas visitas, o cliente não apenas compra um produto, mas cria conexão com a marca ao entrar em um ambiente que recria a produção, proporcionando uma vivência única e lúdica. Esse tipo de experiência é projetado para fazer com que o consumidor se sinta parte de uma comunidade apaixonada pela marca, contribuindo para uma conexão mais profunda e emocional”, explicou o especialista.

O conceito de “Love Brand” é central nesse contexto, onde a marca se torna tão desejada que os consumidores a escolhem pela marca em si, não apenas pelo produto, inclusive são comumente “advogados da marca”. “A ideia é criar um senso de comunidade e pertencimento ao redor da marca, transformando a experiência de compra em algo muito maior do que a simples aquisição de um produto”, disparou.

Bosco se anima com a ideia de poder trazer muitas ações simples e práticas para seus clientes e relata caos de que diretamente das empresas visitadas já passava insights valiosos para clientes que já passaram a implementar algumas ações mais simples e já colhem resultados. “Estratégia empresarial anda de mãos dadas com a criatividade e esta é o topo da pirâmide de diferenciação de competitiva defendida pelo autor Copacino, e experiências como essa ajuda a expandir horizontes da criação de novas ideias e estratégias para os negócios”, explica Bosco.

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