Início » enge-CE marca presença no lançamento da Revista “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento – Cidades Inteligentes 2024”

enge-CE marca presença no lançamento da Revista “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento – Cidades Inteligentes 2024”

por Vicente Araújo

A Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), Teodora Ximenes, participou da mesa de debates durante o lançamento de mais uma edição da revista “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, com o tema Cidades Inteligentes. O evento destacou a importância de garantir qualidade de vida à população via políticas e práticas inovadoras em engenharia e desenvolvimento urbano. O projeto é realizado anualmente e reúne profissionais e entidades de todo o país. A direção é da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

Teodora Ximenes corroborou com as declarações do Presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, enfatizando a urgência de cuidar das cidades e da população. Durante o evento, foram discutidos temas cruciais para o desenvolvimento urbano sustentável, incluindo: Política Habitacional e Engenharia; Universalização do Saneamento; Mobilidade Urbana e Cidadania; Ocupação do Espaço Aéreo Público pelos Municípios; Desafios e Soluções para Mitigação das Mudanças Climáticas e Adaptação das Cidades; Internet das Coisas e Gestão Municipal; Criação da Secretaria de Engenharia de Manutenção nas Cidades, entre outros.

Teodora Ximenes, engenheira civil, reforçou a posição da FNE sobre a importância da criação de uma Secretaria de Engenharia de Manutenção nas cidades. Segundo ela, essa secretaria é essencial para prevenir desastres urbanos, como rompimento de obras de arte, alagamentos durante o período chuvoso, queda de árvores devido a ventanias, abandono e falta de manutenção de edificações, incêndios diários e outras ocorrências que colocam em risco a vida nas cidades brasileiras.

“A criação de políticas públicas de manutenção de todos os equipamentos e prédios públicos pelos poderes municipais, estaduais e federais evitaria muitos problemas e gastos indevidos com os recursos do erário,” afirmou Ximenes.

A proposta é que a Secretaria de Engenharia de Manutenção nas Cidades tenha dotação orçamentária e quadro técnico próprios, atuando de forma preventiva, preditiva e corretiva. Essa abordagem evitaria muitos problemas e desastres, garantindo uma gestão mais eficiente e segura dos espaços urbanos.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais