Em um cenário de cooperação e perspectivas, os membros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Ceará se reuniram nesta quarta-feira (27) para o Encontro Empresarial da entidade, realizado no Oazo Restaurante. Sob a liderança do presidente Taiene Righetto, a reunião serviu não apenas para apresentar as conquistas e desafios locais, mas também para alinhar metas nacionais em um contexto de expansão e interiorização da associação.
Durante o evento, foram abordadas diversas pautas de interesse dos associados, incluindo as metas locais e nacionais, que visam impulsionar a geração de empregos, reduzir a burocracia e promover a adoção de tecnologias, como a Inteligência Artificial, nos processos do setor. “Nosso setor é formado por profissionais qualificados e que devem utilizar as novas tecnologias a favor do seu negócio, aumentando a produtividade para promover crescimento sustentável”, defendeu Righetto.
A 18ª edição do Brasil Sabor 2024, com o tema “Pra toda gente e pra todo gosto”, também foi destacada como uma oportunidade de impulsionar as vendas neste primeiro semestre. O festival, de abrangência nacional, estimula os chefs dos restaurantes participantes a utilizar a criatividade na elaboração de receitas que valorizam técnicas e ingredientes regionais.
Os advogados da Abrasel, Thiago Pinho e Rafael Albuquerque, atualizaram os associados sobre importantes pautas legais, como Ecad e Perse, enquanto convidados e empresas parceiras apresentaram soluções e benefícios para os membros da associação. Entre esses parceiros, estiveram presentes as marcas Sorvetes Frosty, Ideale Café, Onnibank, Qualité e Ipel, além do Senac, que compartilhou informações sobre seu “Programa de Aprendizagem Senac”, proporcionando oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, conforme previsto no projeto de Lei Federal (10.097/2000).
Com uma presença consolidada em mais de 40 municípios, a Abrasel no Ceará conta com uma rede de mais de 800 associados. Esse amplo alcance geográfico reflete a estratégia de interiorização da entidade, que visa fortalecer o setor de AFL (Alimentação Fora do Lar) em todas as regiões do estado. Taiene Righetto enfatizou a importância dessa união, destacando que, enquanto a média de vida dos estabelecimentos do setor no Brasil é de apenas 3,6 anos, os associados à Abrasel registram uma média de 4,9 anos, ressaltando assim a eficácia do associativismo na promoção da sustentabilidade e sucesso dos negócios.
“Isso não apenas evidencia uma realidade alarmante, mas também ressalta a essência do associativismo e a força de nossa união. Estamos determinados a mudar esse panorama, destacando-nos não apenas pelo tempo de vida prolongado de nossos negócios, mas também pela nossa capacidade de promover impactos significativos na economia local e nacional”, ressalta Righetto.
O presidente destaca ainda que o retorno médio de investimento de um empreendimento do nosso setor é de 5 anos. “Ou seja, os pequenos empreendedores em média no Brasil, entram no mercado para empobrecer ou no máximo sair como entraram”, pontua Taiene.