Nesta segunda-feira (11), o governador Elmano de Freitas visitou as obras do novo prédio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) Professor Paulo Ayrton de Araújo, localizada no bairro Cajazeiras, em Fortaleza.
A construção da nova sede integra a política de expansão da rede estadual cearense, cujo foco é a universalização do ensino em tempo integral. Em 2024, o Ceará alcançou 75% da rede pública estadual com a jornada prolongada.
A expectativa é que a Professor Paulo Ayrton, fundada em 1975, passe a atender os estudantes em tempo integral. O investimento no novo prédio é de R$ 12 milhões, com previsão de conclusão em julho de 2025. “São 138 escolas novas escolas no Ceará inteiro. Estamos falando de um investimento de mais de R$ 1,4 bilhão para garantir todas as escolas da rede estadual em tempo integral”, enfatiza o governador Elmano de Freitas.
A escola vai contar com três pavimentos e 12 salas de aula; quatro laboratórios (dois de informática e dois multidisciplinares); biblioteca; cozinha/refeitório; auditório (capacidade para 120 assentos); quadra poliesportiva coberta; pátios cobertos; Administração (secretaria, coordenação, diretoria, sala de professores / reunião / multimídia); área coberta com bancos e jardineiras.
Ao todo, o Ceará tem 755 escolas, com 398 mil alunos matriculados. Desse total, 513 unidades são de tempo integral, com 177.872 estudantes.