Fortaleza recebe, entre os dias 24 e 27 de julho, a 25ª edição do DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina. Pelo segundo ano consecutivo, no Centro de Eventos do Ceará, o DFB celebra um ano marcante com novidades em seu formato e um novo posicionamento, reforçando o compromisso com a moda consciente e a valorização do “handmade”.
A edição comemorativa marca o início de um novo ciclo para o DFB Festival, que se reinventa e se conecta com as tendências mais relevantes do universo da moda. O festival se destaca por sua programação gratuita, democrática e plural, que inclui desfiles autorais, shows, o tradicional Concurso dos Novos, um espaço dedicado a negócios sustentáveis e um panorama completo do design cearense.
O DFB XXV coincide com o Ano do Dragão no calendário chinês, símbolo de força, criatividade, expansão e boa sorte. Essa energia inspiradora se traduz na programação do evento, que visa impulsionar a moda brasileira para um futuro promissor.
“Reverenciar o Ano do Dragão é, também, renovar a memória afetiva do público, já que ‘DFB’ é a abreviatura do nome do evento, ‘Dragão Fashion Brasil’, até hoje citado pelo trade”, explicam Cláudio e Helena Silveira, diretores do festival.
Sustentabilidade em foco
Consciente da importância da preservação ambiental, o DFB Festival convida todos os participantes a desenvolverem apresentações que utilizem técnicas de reuso como principal elemento. Essa iniciativa reforça o compromisso do evento com uma cadeia produtiva mais consciente e sustentável.
A programação inclui um line up de designers e estilistas com profunda ligação com os 25 anos de história do DFB. O Concurso dos Novos reúne faculdades de estilismo e moda de todo o país, revelando nomes para o cenário nacional e internacional.
O DFB Festival 2024 é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Com apoio cultural da ENEL (@enelbrasil), mídia partner TV Verdes Mares, realização da Associação Artesanias do Ceará e Empório Lokar. Apoio institucional da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, @secretariadoturismodefortaleza, e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) @secultceara, nos termos da Lei 13.811, de 16 de agosto de 2006.