Início » Dezembro Laranja: Hospital São Carlos/Rede D’Or alerta sobre o diagnóstico e prevenção do Câncer da Pele

Dezembro Laranja: Hospital São Carlos/Rede D’Or alerta sobre o diagnóstico e prevenção do Câncer da Pele

por Vicente Araújo
Com a chegada do verão, há uma preocupação justificada com relação à incidência do sol. Neste mês, como forma de cuidar e adotar práticas saudáveis, é iniciada a campanha do Dezembro Laranja.
O Hospital São Carlos/Rede D’Or, comprometido com a saúde da comunidade, tem desempenhado um papel fundamental nessa causa.
“O câncer de pele é uma preocupação crescente. Por isso, o alerta sobre os riscos da exposição inadequada ao sol. Nosso objetivo é promover práticas saudáveis para prevenir o câncer de pele, incluindo o melanoma, o tipo mais agressivo dessa doença”, destaca o Dr. Markus Gifoni, Oncologista Clínico do Hospital São Carlos/Rede D’Or.
O médico cita uma série de sintomas. “O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele”, confirma.
No entanto, lembra que lesões na pele de aparência elevada e brilhantes, translúcidas, avermelhadas, coloridas, manchas ou feridas que não se cicatrizam e apresentam coceira devem entrar no rol de sintomas específicos.
Prevenção
Para prevenir o câncer de pele, o Oncologista Clínico do São Carlos/Rede D’Or destaca o uso de protetor solar e evitar a exposição prolongada entre 10h e 16h.
“Usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas, durante a exposição ao sol. Mesmo filtros solares à prova d’água devem ser reaplicados”, reforçou.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais