Nessa terça-feira (17), o deputado Estadual Bruno Pedrosa (PDT-CE) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para enfatizar a relevância do Projeto Santa Quitéria para o município de Santa Quitéria, bem como para a economia do Estado do Ceará e do Brasil como um todo.
Em seu discurso, o deputado Pedrosa ressaltou sua visita ao município na última sexta-feira (13), onde pôde acompanhar de perto as operações do Consórcio Santa de Quitéria, formado pelas empresas Galvani e Indústrias Nucleares do Brasil – INB. Ele destacou os impactos positivos que o consórcio deve trazer para Santa Quitéria e regiões adjacentes, destacando a importância do desenvolvimento econômico para comunidades que serão beneficiadas.
“São impactos extremamente relevantes. Nós tivemos a oportunidade de apresentar e de estudar o impacto de pequenas cidades mineiras que receberam investimentos advindos da mineração e que o seu impacto sócio econômico foi extraordinário”, afirmou o deputado Pedrosa.
O parlamentar ressaltou a necessidade de assegurar que todos os impactos ambientais estejam em total conformidade com as normas e regulamentações vigentes, visando a proteção do meio ambiente e, principalmente, da vida da população local. Ele também destacou a importância do fosfato, componente crucial do projeto, para a agricultura e o agronegócio brasileiro, ressaltando seu papel na garantia da segurança alimentar da população.
“O fosfato, que representa 99,8% do que tem naquela jazida, é talvez um dos elementos que o Brasil, hoje, mais precisa, mais almeja, mais corre atrás por uma questão de desenvolvimento do agronegócio”, explicou o deputado Pedrosa.
Ao concluir sua fala, Bruno Pedrosa reafirmou seu compromisso com a população de Santa Quitéria, garantindo que estará vigilante em relação às ações da Galvani e INB, para assegurar o cumprimento de todas as normas ambientais. Ele também enfatizou a oportunidade única de transformar a economia da região por meio da mineração, prevendo um aumento significativo na renda per capita e na arrecadação do município.