A eclosão do primeiro ninho de tartarugas do ano ocorreu no dia 02 de janeiro e desde então a Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, Educacional e Difusão da Cultura de Aquiraz – (APREMACE) acompanhou 51 desovas das 81 registradas na região. O lugar de nascimento das tartarugas é muito importante para o seu ciclo de vida. Do litoral de Fortaleza até Aquiraz, as praias são berçários naturais. No dia 14 de maio, às 16h30, será um momento para apreciar a soltura desses animais e sua caminhada até o mar. A estrutura será montada nas proximidades do BS Ville, com parceria da Construtora Colmeia e o Projeto Amigos do Mar.
As tartarugas naturalmente retornam ao local onde nasceram para desovar. Essa preservação do habitat mantém o sucesso reprodutivo das tartarugas. Os locais de desova servem como centros de diversidade genética para essas populações, e protegê-los é essencial para manter essa diversidade e adaptabilidade genética.
O Projeto Amigos do Mar, reconhecido por seu compromisso com a preservação das espécies marinhas, tem trabalhado na recuperação e proteção das tartarugas marinhas ao longo da costa nas praias de Aquiraz. Agora, em união com a Colmeia, esta missão ganha um novo impulso. O empreendimento BS Ville, da construtora em parceria com o BSPAR, localizado no Porto das Dunas, mantém a preocupação com o bem-estar animal.
“Participamos dessas solturas de tartarugas e com ela aprendemos que proteger esses locais de desova é essencial para garantir que as tartarugas continuem a existir nas próximas gerações”, comenta Otacílio Valente, presidente da Colmeia. “Convidamos os residentes das proximidades e também visitantes para estarem presentes com toda a família, assim acompanhamos a conservação dessas espécies”, completa.