Durante as manhãs de quatro sábados, nos dias 9 e 16 de março e 6 e 13 de abril, respectivamente, das 8h às 12h, acontece o I Ciclo de Formações – Transformando a Sua OSC – Estratégias de Branding e Comunicação para instituições de forma prática. Mais um evento promovido pela Mandalla Comunicação & Design, o curso, em 4 módulos, objetiva incentivar a profissionalização das áreas da Comunicação e do Branding em instituições e projetos que atuam na defesa de diferentes pautas sociais.
O evento acontece no formato EAD para permitir o acesso de participantes também de outros locais, além de Fortaleza (CE) e está dividido em 4 aulas, com foco em 1. Planejamento de Marca – que dá base para ver pontos essenciais da composição institucional, como propósito, visão, história de marca e ferramentas para aprimorar o relacionamento com os públicos de interesse; 2. Planejamento de Conteúdo Digital – no qual, a marca é pensada e planejada de forma estratégica e coerente para as mídias digitais; 3. Produção criativa de conteúdos – auxiliando os/as participantes a terem uma visão profissional da produção de posts para as redes sociais; e 4. Criação e postagem estratégicas de stories – focado no desenvolvimento visual e editorial de narrativas para a ferramenta.
Passando por cada módulo, quem se inscreve tem uma visão sistêmica para aprimorar os conceitos e práticas que regem uma boa divulgação de marca. Sâmila Braga, idealizadora do projeto e cofundadora da Mandalla Comunicação & Design, explica que para instituições sociais que buscam ter sua atuação reconhecida e, consecutivamente, ter sustentabilidade financeira para realizar projetos e ações, é preciso ter uma marca forte, que transmita credibilidade, e a comunicação é peça chave para isso.
“Você admira instituições das quais não conhece – e reconhece – o trabalho? Muitas OSCs (Organizações da Sociedade Civil) têm trabalhos fantásticos, mas sofrem com a falta de profissionalização e, por tabela, de reconhecimento, por parte dos seus públicos de interesse e possíveis financiadores/as e/ou doadores/as. O que, às vezes, acaba por interferir ou prejudicar a sua atuação”, pontua Sâmila.
As mídias digitais, desenvolvidas a partir da visão do Marketing de Conteúdo qualitativo e de ferramentas do Branding, são essenciais para gerar um bom relacionamento com os públicos. “Produzir conteúdos para instituições sociais demanda uma sensibilidade maior, relacionando sempre com histórias e dados que possam gerar conexão e identificação. Porque o objetivo nesse caso, diferente das empresas, não é ‘vender’ algo, mas tocar quem está vendo aquele conteúdo”, analisa Maésio Ferreira, um dos facilitadores do Módulo 03 da formação, que abordará a produção de conteúdo criativo.
Jamilly Herculano, projetista social. participou do workshop passado promovido pela Mandalla e participará do ciclo de formações. Ela destaca que trabalhar com uma organização da sociedade civil requer resiliência, diante do árduo contexto de gerar impacto social, pois os recursos são limitados e, por isso, procura qualificação sobre captação de recursos para viabilizar o crescimento da OSC em que atua. “Fiz o curso com a Mandalla, me abriu vários horizontes, o que, consequentemente, me fez amadurecer a importância de investir na marca da OSC que eu presto serviço, porque sem isso a missão que a gente defende acaba não sendo comprada pela comunidade. E se a comunidade não acredita no que a gente faz, o nosso esforço pode ser em vão”, ressalta Jamilly.
Voltado para comunicadores/as, gestores/as e colaboradores/as de organizações e projetos sociais, além de estudantes que tenham interesse de atuação na área, o ciclo de formações é também uma boa oportunidade para interessados/as nas temáticas trazidas ampliarem seu leque de saberes. O participante pode escolher fazer um ou mais módulos e todos tem valor social. Além disso, o pacote completo com os quatro módulos ainda apresenta desconto. Apesar de voltado para quem trabalha com instituições sociais, o conteúdo também pode ser aplicado para outras marcas.
“Atuamos com instituições do Terceiro Setor há uma década e resolvemos preparar as aulas com uma síntese da metodologia da Mandalla que usamos nas consultorias para tornar mais acessíveis as ferramentas para as instituições que possam ter limitação de recursos. Por isso, pensamos os módulos com valor social”, explica Sâmila Braga.
Em novembro do ano passado, a Mandalla já trouxe um evento presencial, que aconteceu no auditório do Instituto Primeira Infância (Iprede) e teve como foco estratégias para a captação, direcionamentos para estimular o relacionamento com possíveis financiadores/as e/ou doadores/as e ferramentas de comunicação para o fortalecimento da instituição como marca. Além de contar com a parceria da ativista social e escritora Mônica Mota e da especialista em captação de recursos, Kelle Maria.
É ainda um momento estratégico, onde os/as participantes podem interagir com outras/os gestoras/es e comunicadores/as, que atuam nessa área, trocando experiências, desafios e soluções, recebendo certificado de participação e obtendo material exclusivo com dicas e orientações práticas.
O momento tem vagas limitadas para que possa ser dada maior atenção a todas/os. Para realizar a inscrição é preciso acessar o link no site Sympla: bit.ly/ciclocombranding
Facilitadoras:
Sâmila Braga é jornalista, MBA em Gestão de Propaganda e Marketing e cofundadora da Mandalla Comunicação & Design. Atua na área de comunicação há 15 anos, trabalhou em diferentes instituições, incluindo o Grupo de Comunicação O Povo e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, antes de fundar a Mandalla, em 2013. Apaixonada pelo Branding, acumula experiências em Estratégia Digital e Design. Estuda e tem experiências nas áreas de planejamento, gestão e marketing de conteúdo.
Maésio Ferreira é mercadólogo, com especialidade em Marketing de conteúdo. Atua como copywriter e estrategista de conteúdo na Mandalla Comunicação & Design e acumula experiência em produção de conteúdo digital para instituições sociais, campanhas políticas e empresas com marketing afetivo. Já tendo atuado no setor privado, passando por áreas como indústria, hotelaria e moda praia, também soma seus estudos em gestão e arte para entregas sensíveis e criativas.
I CICLO DE FORMAÇÕES – Transformando a Sua OSC I Estratégias de Branding e Comunicação para instituições de forma prática
Facilitação:
- Sâmila Braga, jornalista, com MBA em Gestão de Propaganda e Marketing e cofundadora da Mandalla Comunicação & Design
- Maésio Ferreira, social media e estrategista de conteúdo, com formação em Marketing
Quando: Sábados l 9 e 16 de março e 6 e 13 de abril de 2024
Horário: 8h às 12h
Local: Zoom I Online
Ingresso Social: R$ 55 (módulo livre) ou R$ 159,50 (Pacote c/ 4 módulos)
Vagas: Limitadas
Inscrição: bit.ly/ciclocombranding