Início » Christiane Leitão é homenageada na Assembleia Legislativa pelo Dia da Mulher Advogada

Christiane Leitão é homenageada na Assembleia Legislativa pelo Dia da Mulher Advogada

por Vicente Araújo

Nesta sexta-feira, 15 de dezembro, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Christiane Leitão, foi homenageada em sessão solene pela Assembleia Legislativa do Estado, em celebração ao Dia da Mulher Advogada. O tributo ocorreu por meio de um requerimento da deputada estadual Juliana Lucena (PT), subscrito pelas deputadas Jô Farias, Larissa Gaspar, Lia Gomes, Dra. Silvana e Marcos Sobreira. Compuseram a mesa a deputada Juliana Lucena, a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão; o conselheiro federal da OAB Hélio Leitão; e a secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Raquel Andrade.

A data é celebrada desde 2016 e visa a promover uma justiça mais humanizada e igualitária. Com um crescimento exponencial, a OAB estima que, em 2022, o número de mulheres advogadas atingiu a marca de 669.998, representando mais de 50% dos profissionais atuantes. Notavelmente, neste ano, o contingente feminino na advocacia ultrapassou o número de homens.

Christiane Leitão, ressaltou a singularidade do momento atual no Brasil, destacando a presença feminina nas cortes superiores, na vida política e na política institucional como temas permanentemente inseridos na agenda pública nacional. “Diversos exemplos ilustram essa transformação, incluindo a recente decisão do Conselho Nacional de Justiça que aprovou a criação de uma política de alternância de gênero no preenchimento de vagas para a segunda instância do Poder Judiciário”, pontuou.

Ela também destacou a composição inédita, com cinco mulheres presidindo seccionais da OAB em diferentes estados do país. “No Ceará, há duas presidentas de subseção: Janaína Nunes, na subseção do Maciço de Baturité, e Ronisa Freitas, na subseção dos Inhamuns. Em todas as dezessete subseções, existem comissões da mulher advogada constituídas e atuantes”, comemorou.

A deputada Juliana Lucena, ao destacar a importância das mulheres no mundo jurídico, ressaltou: “É fundamental reconhecer o papel que as mulheres desempenham no mundo jurídico. Desde os primórdios da advocacia, as mulheres têm lutado por igualdade, justiça e acesso ao sistema legal. E apesar do aumento de mulheres na profissão, as advogadas não são maioria das lideranças em escritórios e empresas. E merecemos o protagonismo no mercado de trabalho.”

“Neste dia especial, devemos homenagear as advogadas que desafiaram barreiras, estereótipos, contribuindo significativamente para a evolução da profissão. Sido agentes de mudança, inspirando não apenas suas colegas, mas toda uma geração de juristas”, parabenizou a deputada.

Em sua fala, a secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Raquel Andrade destacou a resiliência das mulheres diante da opressão e da violência institucional, que infelizmente ainda é muito masculinizada. Ela ressaltou que, apesar desses desafios, a força, coragem e insubmissão das mulheres não foram superadas. “Nós não somos difíceis. Nós só não somos submissas. É isso que nós não somos no exercício da nossa provisão e nem seremos”, enfatizou.

A secretária ressaltou a diversidade presente na advocacia, mencionando que mais de 100 comissões dentro da Ordem Cearense são majoritariamente ocupadas por mulheres, incluindo mulheres LGBTs e mulheres negras. “Acreditamos na perspectiva de que a justiça é plural e diversa. Aproveito para aplaudir a primeira mulher negra a ocupar a presidência de uma OAB no interior do estado do Ceará, a Dra. Janaina Nunes-Roberta”, parabenizou.

Também foram homenageadas na sessão solene a primeira advogada do município de Palhano, Ana Sávia Andrade Moura, e as advogadas Francisca Cleuba Lemos; Isabela Veras; Janine Chaves, Marília Abrantes; Roberta Vasques.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais